A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) solicitou ao Conselho de Segurança das Nações Unidas uma intervenção do órgão na Venezuela, após a eleição em que, segundo o Conselho Nacional Eleitoral, o presidente Nicolás Maduro derrotou o opositor Edmundo González Urrutia.
No documento, assinado em 2 de agosto, a bolsonarista afirma que “a intervenção da ONU é crucial para prevenir mais atrocidades e garantir a proteção dos direitos humanos fundamentais na Venezuela”.
O CNE proclamou Maduro vencedor com 52% dos votos, mas a oposição não reconhece o resultado e alega fraude. O anúncio do órgão gerou protestos que deixaram 24 mortos, segundo organizações de defesa dos direitos humanos.
Maduro já anunciou a prisão de mais de 2.200 pessoas ligadas às manifestações. Ele também pede a seus apoiadores que denunciem suspeitos de “atos violentos”, aos quais se refere como “terroristas”.
Na última segunda-feira 5, o chefe do CNE, Elvis Amoroso, entregou ao Tribunal Supremo de Justiça as atas da eleição, após Maduro acionar a Corte para “certificar” o processo. A oposição, por sua vez, alega ter atas originais que atestariam o triunfo de González.