O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu mais uma vez o perfil no Instagram do senador Marcos do Val (Podemos-ES), na noite desta segunda-feira (12). Além disso, também foi determinado o bloqueio de um montante de até R$ 50 milhões nas contas bancárias do parlamentar.
A decisão foi tomada a partir de recentes publicações do senador com novos ataques à Corte e ao magistrado, afirmando que o “cerco estava se fechando contra Moraes” e que iria denunciá-lo em tribunais internacionais. Essa não foi a primeira vez que as redes sociais do político foram bloqueados por causa de ataques contra o Tribunal.
Ainda assim, do Val usou a rede social “X” (ex-Twitter), ontem (13), para dizer que a decisão é inconstitucional e configura “abuso de autoridade”. “O que estamos vivenciando é uma flagrante contravenção e um desrespeito não apenas à minha pessoa, mas a todo o Senado Federal, que está sendo desmoralizado diante de uma medida arbitrária, que fere o princípio da dignidade humana e a própria essência da imunidade parlamentar”.
No ano passado, os perfis nas redes sociais do senador também foram suspensos, após a Polícia Federal (PF) cumprir um mandado de busca e apreensão em seus endereços. Ele era suspeito de obstruir investigações sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Leia também: