O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) criticou, na noite desta quarta-feira (26), os ataques de parlamentares bolsonaristas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Em discurso no Plenário da Casa, Jerry afirmou que a insistência em questionar as decisões do ministro parte de “quem defende quem cometeu crimes”.

“O temor maior que todo criminoso tem é da aplicação da lei, é do funcionamento da justiça. E talvez seja por isso que muita gente que defende quem cometeu crimes, se associando na cumplicidade a esses criminosos, ocupem tantas vezes ao longo dessa sessão a tribuna da Casa para atacar quem está do lado do cumprimento da lei”, disse Jerry.

O parlamentar maranhense defendeu Moraes como “guardião da democracia” e ressaltou que ele “não tem medo de, aplicando a lei, combater aqueles que cometem crimes”. Ele também afirmou que os ataques contra o ministro estão relacionados às investigações sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

“Tivesse havido a consumação intentada daquele golpe, eu, por exemplo, não estaria aqui hoje nesta Tribuna”, afirmou. Segundo ele, o objetivo do movimento era “fechar este Congresso, sobretudo esta Casa, para perseguir parlamentares que são defensores da democracia”.

Jerry também criticou propostas de parlamentares que sugeriram sanções dos Estados Unidos contra o sistema de Justiça brasileiro. “Causa espanto a mim, e é uma coisa vexatória até, que alguns venham aqui defender possibilidades absurdas, que ferem o direito internacional”, disse.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 27/02/2025