O líder da oposição, Axel Kicillof, reúne-se com ministros do governo Lula em Brasília

O governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof, considerado o principal nome de oposição ao governo de Javier Milei, na Argentina, chega nesta terça-feira 13 a Brasília para encontrar ministros do governo Lula (PT).

Já pela manhã, ele deve se encontrar com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin (PSB).

Em seguida, Kicillof terá agenda com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O governador bonaerense desembarca no Brasil após um episódio marcante da relação com a Casa Rosada.

Em junho, a petroleira YPF e a empresa Petronas anunciaram que vão instalar uma usina de gás natural liquefeito para exportação marítima na província de Rio Negro.

Com a medida, Bahía Blanca, que fica na província de Buenos Aires, que era o local esperado para o negócio, deixou de receber os investimentos da instalação da usina, que deve girar na casa dos 30 bilhões de reais.

Ao tratar do tema, Milei chegou a dizer que achava “óbvio” que a usina não ficaria em Bahía Blanca. “Vocês vão confiar no comunista?”, disse Milei, afirmando que Buenos Aires “tem o fardo de ter Kicillof” como governador.

Kicillof foi eleito governador de Buenos Aires nas eleições do final do ano passado. Desde então, ele vem considerado o principal de oposição ao governo Milei, apesar do enfraquecimento do peronismo – movimento do qual faz parte -, que viu, nos últimos tempos, Cristina Kirchner sair do poder e o ex-presidente Alberto Fernández se envolver em uma grave denúncia de violência contra sua ex-mulher, Fabiola Yañez.

A província administrada por Kicillof é a principal do país vizinho. Ela não envolve, porém, a capital argentina, Buenos Aires, que é considerada cidade autônoma e é administrada por Jorge Macri, irmão do ex-presidente Mauricio Macri.

Artigo Anterior

Fazenda lança operação de combate a fraudes tributárias com ajuda de auditores especializados em 'compensação cruzada'

Próximo Artigo

Câmara concede prioridade para votar proposta que autoriza imposto sobre herança de planos de previdência individual

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!