O vencedor do Prêmio Nobel Muhammad Yunus foi nomeado para supervisionar o governo interino de Bangladesh, após uma violenta onda de protestos e consequente renúncia e fuga da primeira-ministra Sheikh Hasina do país.
A nomeação de Yunus foi divulgada por Nahid Islam, principal coordenador dos protestos contra o governo e que esteve entre as pessoas que se reuniram com o presidente Mohammed Shahabuddin na terça-feira.
Vencedor do Nobel da Paz em 2006 pelo seu trabalho no conceito de microfinanças (empréstimos para pessoas pobres demais para obter crédito nos bancos), Yunus é amplamente admirado em Bangladesh e deve liderar o governo de forma temporária por prazo indefinido.
Entre os pontos a serem trabalhados pelo governo interino, está a retomada da ordem em um país que viu mais de 300 pessoas morrerem na onda de protestos estudantis e confrontos com as forças de segurança do país.
Além disso, Yunus precisará definir o papel do governo interino e qual será seu mandato até que Bangladesh realize eleições para escolher um novo primeiro-ministro.