A Defesa Civil do Estado de São Paulo tem monitorado 17 cidades no interior que enfrentam focos ativos de incêndio, enquanto outras 36 cidades são acompanhadas e em alerta máximo para queimadas.

Segundo o monitoramento de focos ativos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia & Inovação, São Paulo registrou 3175 focos de incêndios no mês de agosto, o que representa 63,8% do total de 4.973 focos registrados no estado até o momento em 2024.

Apenas entre quinta-feira (22) e sexta-feira, 2.316 focos de fogo foram identificados, número quase sete vezes maior do que o registrado em todo o mês de agosto do ano passado, quando houve 352 ocorrências.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil, as localidades em questão sofrem com baixa umidade do ar e elevado risco por conta da recente onda de calor.

As regiões mais monitoradas também são conhecidas pelo agronegócio – a queima da palha de cana-de-açúcar segue em prática no interior paulista, embora a Cetesb tenha proibido a queima em horário comercial até o mês de novembro.

A Defesa Civil instalou na última sexta-feira (23/08) um gabinete de pronta resposta no âmbito da Operação SP Sem Fogo, que integra especialistas da Defesa Civil do Estado e das secretarias da Segurança Pública (SSP), Agricultura e Abastecimento, e Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). Mais de 7,3 mil entre profissionais e voluntários estão mobilizados.

No mesmo período, dois funcionários de uma usina em Urupês morreram tentando combater um incêndio.

Incêndios florestais podem atingir grandes áreas de vegetação natural. Com as rajadas de vento, o fogo pode se alastrar rapidamente.

Veja abaixo as 17 cidades com focos ativos de incêndio

1 – Alumínio

2 – Bananal

3 – Bebedouro

4 – Boa Esperança do Sul

5 – Coronel Macedo

6 – Dourado

7 – Iacanga

8 – Ibitinga

9 – Lucélia

10 – Monte Alegre do Sul

11 – Nova Granada

12 – Poloni

13 – Pompeia

14 – Presidente Epitácio

15 – Salmourão

16 – Santo Antônio da Alegria

17 – Tabatinga

Leia Também

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 25/08/2024