Avaliação da Qualidade da Educação Básica

por Luís Carlos

A avaliação da qualidade da educação básica é um processo complexo e multifacetado que envolve vários fatores, incluindo políticas pedagógicas, financiamento, currículo, formação, salário, saúde e gestão democrática.

Para avaliar com eficácia a qualidade da educação, é necessário considerar conceitos como políticas pedagógicas, financiamento, currículo, formação, salário, saúde e fundamentalmente gestão democrática.

A avaliação da educação requer conceitos diversificados ao posto em prática, em escala mundial, sob a orientação anacrônica do Banco Mundial e outros organismos multilaterais, que privilegiam conteúdos mínimos voltados para as exigências do mercado e se expressam em rankings entre nações ou estados e municípios de um mesmo país.

É preciso inovar nas concepções pedagógicas, deixar para trás métodos cartesianos e economicistas, que insistem em empregar fórmulas exatas à educação, desconsiderando sua essência humana e filosófica.

A gestão democrática precisa ser assumida como fator de melhoria da qualidade da educação e de aprimoramento e continuidade das políticas educacionais como políticas de Estado.

A avaliação da qualidade básica da educação não deve ser feita nos termos da gerência de qualidade total, baseada na lógica econômica e empresarial, em que o objetivo central se limita a atender exigências do mercado.

Luís Carlos: Professor de História do CEF 25 Ceilândia – Diretor do Sinpro/DF e Coordenador do Fórum Distrital de Educação/FDE e Mestre em Educação pela UnB.

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Last Update: 15/08/2024