A informação de que o governo Lula estaria planejando cobrar mensalidades para alunos de universidades federais foi desmentida pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) na segunda-feira.
A Secom acusou a Folha de S.Paulo de não apurar corretamente a notícia, uma vez que o Ministério da Fazenda não foi procurado pelo jornal antes da publicação.
ATENÇÃO: O Governo Federal não cogita cobrar mensalidade de qualquer aluno de Universidades Federais. O @MinFazenda informa que esta medida, assim como mudanças no Fundeb, jamais estiveram entre as iniciativas em análise pela pasta (+)
— SecomVc (@secomvc) July 8, 2024
O professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Daniel Cara, também desmentiu a publicação da Folha, afirmando que a matéria não corresponde aos fatos.
Um colega do alto escalão da equipe econômica do governo afirmou que a matéria da Folha de S. Paulo não corresponde aos fatos: não há perspectiva de cobrança de mensalidade nas universidades federais e tampouco há chance de alteração do Fundeb, que representa a grande vitória da…
— Daniel Cara – Educação e Ciência (@DanielCara) July 7, 2024