Ingressar no serviço público é o sonho de muitos brasileiros. A estabilidade, salários competitivos e um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional são grandes atrativos em um país com tantas oscilações econômicas. No entanto, o funil dos concursos é estreito e conquistar uma vaga no serviço público não é para todo mundo que quer.
No dia 4, foram divulgados os resultados da primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU). O perfil dos aprovados evidenciou avanços na promoção da diversidade no serviço público. Candidatos de todas as unidades da federação foram aprovados, refletindo a potência do modelo unificado para oferecer oportunidades para candidatos de todas as regiões, não só dos grandes centros urbanos.
Os resultados das cotas também demonstram avanços. Um terço dos aprovados são negros, indígenas ou pessoas com deficiência, superando os níveis mínimos das reservas de vagas. As pessoas com deficiência, que representavam 2% dos inscritos, alcançaram quase 7% dos aprovados, aproximando-se da distribuição populacional de aproximadamente 10%, conforme o Censo de 2022.
Fonte: Folha de SP
Leia mais em: https://tinyurl.com/54jwd8cd