O presidente do PSD, Gilberto Kassab, afirmou nesta segunda-feira 24 haver a possibilidade de concorrer ao governo de São Paulo em 2026, caso Tarcísio de Freitas (Republicanos) não dispute a reeleição.
Kassab é secretário de Governo de Tarcísio e seria o postulante da situação se o governador decidisse se lançar à Presidência da República.
“O candidato em São Paulo é o Tarcísio, e o meu candidato será o dele. Caso ele decida disputar a Presidência e avalie que o meu nome é o mais adequado, eu aceito a missão”, disse o pessedista à CNN Brasil. Ele ainda classificou como “um excelente candidato” ao Palácio dos Bandeirantes o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB).
Também nesta segunda-feira, após um evento do LIDE, Nunes não descartou disputar o governo paulista. “A minha intenção é de ficar os quatro anos como prefeito. As coisas acabam mudando.”
Tarcísio pode ser o candidato da extrema-direita à Presidência, diante da inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL). Enquanto isso, o ex-capitão evita declarar apoio a qualquer aliado, na tentativa de conservar seu capital político.
Em junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral sentenciou Bolsonaro a oito anos longe das urnas por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação devido a uma agenda de julho de 2022 em que reuniu embaixadores estrangeiros para disseminar mentiras sobre o sistema eleitoral brasileiro.
Quatro meses depois, a Corte condenou o ex-presidente por abuso de poder político e econômico nas cerimônias do 7 de Setembro de 2022.