O ex-presidente Lula rebate críticos franceses ao acordo UE-Mercosul: “Aqueles que não querem avançar mais não têm mais voz”

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Sérgio Lima/Poder360

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou pela primeira vez sobre as recentes declarações do CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard.

Lula afirmou que a assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia pode ocorrer ainda este ano. Segundo o petista, os franceses, principais opositores do acordo no bloco europeu, “não apitam mais nada”.

“Eu quero que o agronegócio continue crescendo e causando raiva num deputado francês que, hoje, achincalhou os produtos brasileiros. Porque nós vamos fazer o acordo do Mercosul nem tanto pela questão do dinheiro. Nós vamos fazer porque eu estou há 22 anos nisso e nós vamos fazer”, disse o presidente.

“Se os franceses não quiserem o acordo, eles não apitam mais nada, quem apita é a Comissão Europeia. E a Ursula von der Leyen tem procuração para fazer o acordo, e eu pretendo assinar esse acordo este ano ainda. Tirar isso da minha pauta”, acrescentou.

Carrefour. Foto: Divulgação

Na semana passada, o CEO do Carrefour anunciou que a empresa francesa não compraria mais carne do Mercosul e questionou a qualidade da carne sul-americana. Em resposta, os produtores brasileiros iniciaram um boicote contra a rede.

Na terça-feira (26), Bompard pediu desculpas. “Sabemos que a agricultura brasileira fornece carne de alta qualidade, respeito às normas e sabor. Se a comunicação do Carrefour França gerou confusão e pode ter sido interpretada como questionamento de nossa parceria com a agricultura brasileira e como uma crítica a ela, pedimos desculpas”, disse Bompard em carta enviada ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣 Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
Artigo Anterior

Tarcísio compareceu ao Palácio do Planalto no dia em que Jair Bolsonaro analisou projeto de intervenção militar, revela PF

Próximo Artigo

TCE do Estado suspende parceria entre governo e empresa recém-inaugurada sem licitação, a pedido de Jorginho Mello

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!