O presidente Lula (PT) lamentou na noite desta segunda-feira 26 a morte do brigadista Uellinton Lopes dos Santos, que faleceu enquanto lutava contra incêndios florestais no estado do Mato Grosso.
Uellinton era membro do Prevfogo, Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama, e anteriormente trabalhou como brigadista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
“Um dos heróis que combatem os incêndios criminosos e irresponsáveis que ocorrem no país”, disse o presidente em nota.
“Minha solidariedade aos amigos e colegas de trabalho de Uellinton, e o agradecimento do Brasil a Uellinton e a todos os guerreiros de órgãos federais, estaduais e municipais que estão combatendo as queimadas”, completou Lula.
O brigadista foi considerado desaparecido por volta das 11h de domingo. Seu corpo foi encontrado carbonizado na região da Terra Indígena Capoto/Jarina, em Peixoto de Azevedo, a 690 km de Cuiabá, Mato Grosso, nesta segunda-feira.
Além do presidente Lula, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também divulgaram uma nota lamentando a morte.