O líder político Luiz Inácio Lula da Silva (foto/reprodução internet), que recentemente passou por uma intervenção cirúrgica, figura como um dos principais candidatos à disputa de 2026, quando buscará a reeleição pelo Partido dos Trabalhadores. De acordo com a pesquisa Genial/Quaest, divulgada recentemente, se a eleição fosse realizada hoje, o petista venceria o ex-presidente Jair Bolsonaro (Partido Liberal), com 51% das intenções de voto contra 35% de Bolsonaro. Com o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), Lula teria 52% e Tarcísio 26%, e contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), Lula teria 54%.
Ainda que os resultados da pesquisa sejam favoráveis, questionados se o presidente Lula deveria tentar a reeleição em 2026, 52% dos eleitores responderam que não, e 45% disseram que sim.
Outro dado que chama a atenção na pesquisa é a rejeição a Bolsonaro, que chega a 57%. A do presidente Lula é de 54%, Tarcísio de Freitas 33% e Ronaldo Caiado 27%.
O levantamento ouviu presencialmente 8.598 pessoas com 16 anos de idade ou mais, entre 4 e 9 de dezembro. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%