Lula e Gabriel. Foto: Divulgação

O ex-presidente argentino Gabriel Fernández expressou seu agradecimento ao governo do presidente Lula (PT) pela intervenção na Embaixada da Argentina na Venezuela, localizada na capital Caracas. A declaração, feita através de sua conta no X, destaca a “solidariedade e compromisso” do Brasil em meio à recente crise diplomática.

Ele elogiou o governo brasileiro por assumir o controle da embaixada em Caracas, enfatizando que a ação foi crucial para proteger os refugiados que se encontram no local devido à tensão gerada pelo resultado das eleições venezuelanas.

“Isso se chama solidariedade e compromisso. O governo do presidente Lula assumiu o comando da embaixada argentina em Caracas para impedir a entrada de indivíduos violentos e proteger aqueles que ali estão asilados. Esta é uma diplomacia da melhor qualidade. Obrigado, Lula, por preservar a soberania argentina e a integridade daqueles que estão naquela embaixada”, escreveu Fernández, acrescentando suas desculpas pelos “maus-tratos” impostos pelo atual presidente argentino.

O agradecimento do ex-líder argentino é alinhado, surpreendentemente, à postura do atual presidente, Javier Milei, que também utilizou as redes para reconhecer o papel do Brasil na crise. A iniciativa para que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, assumisse a proteção dos interesses diplomáticos argentinos foi solicitada pela chanceler argentina, Diana Mondino.

O pedido foi feito na última segunda-feira (29) ao chanceler brasileiro após a Venezuela expulsar do país diplomatas argentinos e de outros seis países latino-americanos que contestaram o resultado das eleições realizadas no último domingo (28). Além da Argentina, o Brasil também deverá defender os interesses diplomáticos do Peru.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 01/08/2024