O ex-presidente argentino Gabriel Fernández expressou seu agradecimento ao governo do presidente Lula (PT) pela intervenção na Embaixada da Argentina na Venezuela, localizada na capital Caracas. A declaração, feita através de sua conta no X, destaca a “solidariedade e compromisso” do Brasil em meio à recente crise diplomática.
Ele elogiou o governo brasileiro por assumir o controle da embaixada em Caracas, enfatizando que a ação foi crucial para proteger os refugiados que se encontram no local devido à tensão gerada pelo resultado das eleições venezuelanas.
“Isso se chama solidariedade e compromisso. O governo do presidente Lula assumiu o comando da embaixada argentina em Caracas para impedir a entrada de indivíduos violentos e proteger aqueles que ali estão asilados. Esta é uma diplomacia da melhor qualidade. Obrigado, Lula, por preservar a soberania argentina e a integridade daqueles que estão naquela embaixada”, escreveu Fernández, acrescentando suas desculpas pelos “maus-tratos” impostos pelo atual presidente argentino.
Esto se llama solidaridad y compromiso. El gobierno del presidente @LulaOficial se hizo cargo de la embajada argentina en Caracas para evitar que violentos ingresen y sustraigan a quienes allí están asilados. Esto es diplomacia de la mejor calidad. Gracias @LulaOficial por… https://t.co/aIcNneRF26
— Gabriel Fernández (@alferdez) August 1, 2024
O pedido foi feito na última segunda-feira (29) ao chanceler brasileiro após a Venezuela expulsar do país diplomatas argentinos e de outros seis países latino-americanos que contestaram o resultado das eleições realizadas no último domingo (28). Além da Argentina, o Brasil também deverá defender os interesses diplomáticos do Peru.