A questão da política fiscal tem sido constantemente discutida pelas autoridades norte-americanas, mas ao que parece o presidente Donald Trump está mais preocupado em obter um novo avião para chamar de Air Force One.
Reportagem do jornal The New York Times explica que o governo norte-americano assinou um contrato de US$ 3,8 bilhões com a Boeing em 2018 para comprar dois jatos que seriam usados como as aeronaves oficiais do governo, mas o cronograma de entrega está atrasado e os aviões só devem ser entregues em 2027.
Como o republicano já afirmou publicamente que o país deveria ter “o avião mais impressionante”, a administração norte-americana acabou chegando a um Boeing 747-8 pertencente ao governo do Catar, que tenta negociá-lo há anos.
Segundo o NYT, as autoridades militares debatiam como o país poderia comprar um avião temporário para Trump enquanto a encomenda junto à Boeing está atrasada – porém, no último dia 11, o presidente usou suas redes sociais no último dia 11 para afirmar que o governo do Catar forneceria o avião aos EUA, e o caracterizou como “um presente, gratuito”.
Não se sabe ao certo como o plano que envolveria a compra do avião do Catar se transformou em uma proposta de presente, e os contornos que levaram a esse acordo foram condenados por republicanos, democratas e advogados – que chegaram a afirmar que o governo catari estaria usando esse avião para obter favores junto aos EUA.