O dólar é afetado por um perfil falso de Galípolo no mercado financeiro, segundo “analistas” do setor

Gabriel Galípolo, novo presidente do BC

A Faria Lima é caso de polícia. Em meio à volatilidade do mercado financeiro, com o dólar atingindo a máxima de R$ 6,20 e o Banco Central realizando intervenções para conter a disparada da moeda, um perfil falso na rede social “X”, que contava com cerca de 3500 seguidores, postou notícias falsas utilizando o nome de Gabriel Galípolo, próximo presidente da autarquia.

O perfil, conhecido como insiderscapital, que já foi deletado, atribuía ao atual diretor de política monetária declarações sobre uma nova moeda do Brics que supostamente protegeria o mercado da influência do dólar.

Além disso, o perfil afirmava que Galípolo considerava a alta do dólar artificial e não via o cenário com preocupação, apontando como meta fazer a moeda americana retornar aos R$ 5,00 em 2025.

As fake news espalhadas pelo perfil criminoso “Insiderscapital”, de notícias falsas

Essas postagens, que se diziam baseadas em uma “visão estratégica que transforma insights em ações”, foram amplamente replicadas na rede social, circulando em grupos de mercado financeiro e chegando ao conhecimento da diretoria do Banco Central.

Daniela Lima, jornalista da GloboNews, comentou o incidente, descrevendo a conta insiderscapital como um perfil que “se diz feito por brasileiros expatriados e sem censura”, e criticando sua natureza enganosa: “É fake news da grossa, replicada por operadores do mercado financeiro.”

É bandidagem contra os interesses nacionais. Estelionato. Até quando?

Artigo Anterior

Câmara Municipal de São Paulo aprovou proposta de Nunes que abre caminho para concessão de infraestruturas de mobilidade urbana

Próximo Artigo

"Ainda Estou Aqui" é escolhido como um dos filmes internacionais concorrentes ao prêmio Oscar

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!