A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) foi publicada na manhã desta terça-feira (17). O documento anuncia o aumento da taxa Selic em um ponto porcentual, o que fixa o juros básicos para 12,25% ao ano. Em reação a esse aumento, o dólar disparou e chegou a marca de R$6,18 às 8h30 da manhã.
O Copom justificou o aumento na ata. Segundo a instituição, foi feita uma análise do cenário econômico em que considerou o aumento constante do dólar recentemente e as reações negativas em relação ao pacote de corte de gastos do governo federal — que tenta aprovar ainda este ano.
“A percepção dos agentes econômicos sobre o recente anúncio fiscal afetou, de forma relevante, os preços de ativos e as expectativas dos agentes, especialmente o prêmio de risco, as expectativas de inflação e a taxa de câmbio”, escreveu o Copom.
Outro apontamento negativo foi o aumento da inflação de curto prazo ligada aos alimentos. O Copom considerou que o câmbio do dólar irá elevar os preços de modo que se torne um impacto de médio prazo.
Entretanto, a instituição ligada ao Banco Central também reconheceu os avanços recentes na economia, “persiste um cenário de atividade resiliente com dinamismo maior do que esperado, como evidenciado na divulgação do PIB do terceiro trimestre, levando a nova reavaliação de um hiato mais positivo”.
A ata destacou também o mercado de trabalho que segue aquecido com o aumento da população ocupada e queda da taxa de desemprego — menor desde 2012.
* Em atualização.