Há diversas elementos que mostram que o Hamas venceu a guerra na Faixa de Gaza. As comemorações nas ruas, os prisioneiros sendo libertos, a crise no governo Netaniahu, nenhum objetivo de guerra de “Israel” sendo cumprido, dentro outros. Mas um dos indícios mais gratificantes de que o Hamas venceu é o chororô generalizado dos bolsonaristas nas redes sociais. Mas já que a esquerda não defende o Hamas, não consegue nem ficar feliz com isso.

As imagens lindas das Brigadas al-Qassam nas ruas de Gaza após o cessar-fogo levantaram novamente a fúria dos bolsonaristas. Apoiaram por 15 anos a guerra genocida “contra o terrorismo”, mas “os terroristas” venceram! Ou seja, os revolucionários palestinos venceram e os reacionários brasileiros babam de ódio por causa disso. O quadro é lindo e todo militante deveria ficar feliz com isso. Mas já que a esquerda não defende o Hamas, não consegue ter essa alegria.

Além disso, é raro ver o chororô bolsonarista, ou seja, derrotas da direita no Brasil. Uma delas foi a vitória de Lula em 2022, uma grande vitória da luta dos trabalhadores, foi um momento muito bonito. Depois os casos foram poucos. Quando Lula cancelou as escolas militares, quando Lula convidou Maduro para o Brasil, quando Lula publicou uma foto com o presidente do Irã, são alguns dos momentos que eu recordo.

Já as ações da PF e do STF, que a esquerda comemora, não são vitórias reais. Em todos esses casos o bolsonarismo saiu fortalecido politicamente. Diante da ação do Judiciário o bolsonarismo deixou de aparecer como uma força política defensora da tortura e da ditadura e aparece como defensora dos direitos democráticos, é terrível.

Mas com o caso da Faixa de Gaza é uma festa novamente. Os bolsonaristas choram porque os revolucionários venceram e os assassinos de criança foram derrotados. É o quadro perfeito para a esquerda crescer. Mas fora o PCO e poucas outras organizações ninguém se aproveita desse momento, nem para ter alegria, nem para ter vitórias políticas.

Enfim, os nazistas do século XXI foram derrotados em Gaza e os reaças choram no mundo inteiro. É tempo de festa.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 26/01/2025