O grupo Hezbollah atacou o Israel no domingo (25). Ele lançou mais de 300 foguetes e drones, em resposta ao assassinato de um dos líderes do grupo em julho. Após o ataque, o governo de Israel declarou situação de emergência e ordenou bombardeios no sul do Líbano.
Como o Hezbollah se formou e o que faz?
O grupo se formou em 1980, como uma resposta à presença de israelenses no Líbano. Hezbollah significa “Partido de Deus” em árabe. O grupo rapidamente se tornou aliado do maior país xiita da região, o Irã. Naquela época, uma parte dos palestinos que combatiam o governo de Israel utilizavam o território do libanês como base.
O exército israelense chegou a invadir o país vizinho naquela época, e só se retirou 100% em 2000, mas o Hezbollah continuou independente deste fato. Com o decorrer dos anos, foram conquistando seu espaço e, agora, controlam algumas partes do território libanês.
É como se fossem um Estado dentro de um Estado, por exemplo, se responsabilizando por funções como de providenciar serviços sociais. Além disso, o grupo extremista também é um partido político legítimo. Eles participam das eleições parlamentares e têm seus deputados.
Desentendimentos com Israel
Em 2006, Hezbollah e Israel entraram em guerra. O confronto durou 34 dias e deixou 1.100 libaneses mortos, segundo a Human Rights Watch, oito soldados israelenses mortos e dois foram sequestrados.
Em 7 de outubro de 2023, após os ataques do Hamas ao território israelense, o Hezbollah começou a atacar Israel.