Luciano Hang (ao fundo, de pé) oferece jantar de Natal a desembargadores e juízes de Santa Catarina em sua mansão em Brusque (SC) – Foto: Reprodução

Completou um mês agora, no dia 16, o banquete oferecido pelo empresário Luciano Hang, que se anuncia em vídeos como o véio da Havan, a desembargadores do Tribunal de Justiça e a juízes de primeira instância de Santa Catarina.

Eram oito desembargadores e dois juízes, conforme reportagem de Vinicius Segalla no Diário do Centro do Mundo, que foi compartilhada depois pelos jornais.

Esperei até ontem para ver se o jornal O Globo, com seus mais de 300 jornalistas, daria uma linha sobre o caso. E se outros veículos das organizações Globo noticiariam o estranho jantar.

Não deram nada. Nunca. Todos os grandes jornais brasileiros, incluindo Folha e Estadão, e os jornais e sites independentes e de esquerda de todos os tamanhos deram a notícia. O Globo não deu nada.

Não deu a notícia do jantar. Não deu a notícia de que o Conselho Nacional de Justiça vai investigar o caso. Não deu que, logo depois do banquete, dois desembargadores, que julgariam processos envolvendo o empresário, se declararam suspeitos.

O Globo não noticiou que um terceiro desembargador, meio atrasado, anunciou depois que também lidava com processo em que o véio era parte interessada e saltou fora ao se considerar impedido.

O Globo e as organizações Globo podem exercer controles nas redações, para que seus repórteres não contrariem os interesses da empresa em que trabalham e não publiquem notícias depreciativas sobre o véio da Havan.

Empresário bolsonarista Luciano Hang – Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Mas e os colunistas da organização, na TV e no jornal? E o poderoso Merval Pereira? E Míriam Leitão, Lauro Jardim, Ancelmo Gois? E Fernando Gabeira, Gerson Camarotti e Vera Magalhães?

Por que estão quietos os destemidos Elio Gaspari, Bela Megale, Carlos Alberto Sardenberg, Demétrio Magnoli e Ruth de Aquino?

O que impede comentaristas e colunistas da Globo de fazerem o que fizeram os colunistas da Folha e do Estadão, que deram a notícia logo depois do furo do DCM?

Não há em nenhum jornalão nenhuma reportagem sobre o caso. Mas os colunistas de Folha e Estadão largaram notinhas. Porque era o que poderiam fazer, para não provocar muito os comandos das redações. Mas e o Globo?

Por que o Globo paga esse mico de se acovardar diante de uma notícia sobre um jantar? O que encaramuja os colunistas valentões do Globo que criticam o Papa, Janja, Jesus Cristo, Lula, Haddad, Buda e Messi? Eles temem o véio?

Por que os jornalistas do Globo não podem dar uma notinha, uma só, sobre o jantar na casa assombrada de Brusque, que intoxicou boa parte do Judiciário catarinense?

_____________________________________________________________________________________________________________

TINHA MAIS?
Uma informação que circula em Santa Catarina desde a divulgação do jantar. O vazamento da foto do banquete, que foi parar no DCM, evitou uma tragédia maior para o Judiciário do Estado.

O vazamento da foto, por alguém que estava, claro, dentro da casa impediu que outras turmas com outros magistrados fizessem o mesmo roteiro até o casarão.

Segundo essa versão, depois ds primeira turma de oito desembargadores e dois juízes, é possível que outros grupos, ou pelo menos mais um, fossem recepcionados no mesmo lugar.

A divulgação da foto trancou o problema na primeira turma. Nunca saberemos se isso de fato poderia ter acontecido.

A verdade é a que está exposta: oito desembargadores erguendo brinde ao sujeito com interesses em processos que eles iriam julgar.

O que o Conselho Nacional de Justiça fará com esse caso? Pode fazer uma advertência e deixar por isso mesmo, como faz com a maioria das investigações. E segue o baile, ou melhor, segue o banquete.

Publicado originalmente no blog do autor

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 19/01/2025