Boato – Banco do Brasil não está convocando idosos para resgatar benefício do Pasep

Análise

Encontrar dinheiro escondido é sempre uma alegria. Mas é importante verificar se o dinheiro é realmente seu. E se você soubesse que tem dinheiro escondido na sua conta do banco?

De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o Banco do Brasil está convocando todos os idosos para resgatar dinheiro de trabalho recebido antes de 1988. Mas é importante verificar se essa história é verdadeira.

Checagem

A partir daí, resolvemos investigar um pouco mais essa situação e agora vamos te explicar, em detalhes, o motivo para não acreditar nessa história: 1) O Banco do Brasil está convocando idosos para resgatar dinheiro de trabalho anterior a 1988? 2) Há um benefício no Banco do Brasil para idosos que trabalharam antes de 1988? 3) Como proceder com notícias bombásticas sobre benefícios do INSS em sites desconhecidos?

O Banco do Brasil está convocando idosos para resgatar dinheiro de trabalho anterior a 1988?

Não. O Banco do Brasil não está convocando ninguém para receber ou resgatar dinheiro. Na realidade, as pessoas estão misturando coisas distintas e criaram uma informação falsa.

Recentemente, uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) beneficiou os servidores públicos federais e pensionistas que foram admitidos antes de 1988. De acordo com a decisão, o Banco do Brasil apresentou falhas no pagamento do Pasep a alguns servidores públicos.

Depois da determinação do STJ, muitas pessoas associaram a decisão com o fato do Banco do Brasil ser o responsável pelo pagamento do Pasep e acharam que todas as pessoas teriam direito à restituição. Mas não é isso que aconteceu.

Há um benefício no Banco do Brasil para idosos que trabalharam antes de 1988?

Não para todos. A decisão do STJ contempla servidores públicos federais e pensionistas que trabalharam entre 1971 e 1988. A determinação do STJ ocorreu após a Justiça identificar uma falha nos pagamentos do programa Pasep nesse período.

Vale ressaltar que o banco atua a partir do pressuposto de que suas ações estão corretas. Por isso, as pessoas que foram prejudicadas precisam provar que a conduta do banco não está certa.

Como proceder com notícias bombásticas sobre benefícios do INSS em sites desconhecidos?

Infelizmente, os textos utilizados nesse tipo de história (que enganam idosos) ganham destaque por parte de plataformas, como o Google Discover. Não sabemos se isso ocorre pela estrutura do texto em questão ou por outro motivo, mas esse tipo de conteúdo, infelizmente, acaba aparecendo com frequência em posições de destaque.

Em geral, as notícias citam informações velhas e requentadas (como o caso do benefício do Pasep do Banco do Brasil, que é algo restrito e foi decidido em setembro de 2023). Mas vendem o conteúdo como uma grande oportunidade.

Aqui no Boatos.org já desmentimos diversas histórias desse tipo, como a que dizia que a Caixa liberou o PIS/Pasep salarial para quem trabalhou de 2005 a 2018. Também a que indicava que o 14º salário para aposentados e pensionistas foi liberado em novembro de 2023.

Por fim, o próprio Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já perdeu a paciência com os disseminadores de fake news. Um comunicado, publicado na página oficial do Instagram do INSS, classificou a história de hoje como mais um conteúdo caça-clique para ganhar dinheiro às custas de informações falsas.

Enganoso 😈

O Banco do Brasil não está convocando todos os idosos para resgatar dinheiro de trabalho anterior a 1988 (benefício Pasep). Na realidade, em setembro de 2023, o STJ decidiu que servidores públicos federais e pensionistas que trabalharam entre 1971 e 1988 têm direito à restituição do Pasep pelo Banco do Brasil, uma vez que a justiça identificou falha de pagamento em alguns casos. Mas para acessar a restituição, as pessoas precisam solicitar a microficha do Pasep em alguma agência do Banco do Brasil e identificar a falha. Após isso, a pessoa ainda precisa ajuizar uma causa contra o banco para, só depois, receber o valor da restituição. O Banco do Brasil não está convocando ninguém e muito menos pagando a todos os idosos. Apenas recebe a restituição do Pasep quem consegue provar na justiça o erro do banco. Ou seja, nem é pra todo mundo e nem é tão simples como o texto indica.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorizado em:

Anti Fake News,

Última Atualização: 02/07/2024