O Banco Central prevê novas elevações da taxa de juros Selic; confira o relatório da última reunião do Copom

Depois de aumentar a taxa básica de juros, a Selic, em um ponto percentual, levando o patamar a 12,25% ao ano, o Comitê de Polícia Monetária (Copom) do Banco Central (BC) informou que estão previstas outras duas elevações de mesmo patamar nas próximas reuniões, previstas para janeiro e março de 2025.

A ata da reunião realizada na última semana foi publicada nesta sexta-feira e destaca que a elevação da taxa foi decidida por unanimidade. Além disso, o documento confirma a expectativa dos novos aumentos de um ponto percentual, o que levaria a Selic a 14,25% ao ano em março. A ata pode ser lida na íntegra no fim deste texto.

A publicação da ata teve reflexos imediatos no mercado financeiro. O dólar abriu em forte alta, chegando a 6,16 reais no início do dia. Na véspera a moeda estadunidense fechou cotada a 6,09 reais, o maior patamar de fechamento da história.

“O ambiente externo permanece desafiador, em função, principalmente, da conjuntura econômica nos Estados Unidos, o que suscita maiores dúvidas sobre os ritmos da desaceleração, da desinflação e, consequentemente, sobre a postura do Fed”, descreve o documento.

“A inflação cheia e as medidas subjacentes têm se situado acima da meta para a inflação e apresentaram elevação nas divulgações mais recentes. As expectativas de inflação para 2024 e 2025 apuradas pela pesquisa Focus elevaram-se de forma relevante e encontram-se em torno de 4,8% e 4,6%, respectivamente”, complementa.

Leia abaixo a íntegra da ata da última reunião do Comitê:

Copom267-not20241211267

Artigo Anterior

Legislação enviada ao Parlamento estabelece limite de 55 anos para aposentadoria de militares

Próximo Artigo

Heleno pode ser detido por sua ligação ao esquema golpista

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!