Retrospectiva 2024

2024 foi um ano extremamente desafiador para o Rio Grande do Sul. Foi o ano em que o estado enfrentou o maior desastre climático da história, com enchentes que levaram vidas e destruíram casas e empresas, acabando com sonhos e deixando marcas que jamais serão esquecidas.

Ao todo, 478 municípios foram atingidos por inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra. Cerca de 2,4 milhões pessoas foram afetadas, sendo que mais de 442 mil tiveram que deixar suas residências.

“A vida de milhões de pessoas ficou em suspenso, e o foco do nosso trabalho se voltou todo para atender a população gaúcha e ajudar o Rio Grande a se recuperar”, lembra o deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), ex-prefeito de Rio Grande, uma das cidades atingidas na região Sul do RS.

R$ 100 bilhões ao RS

O parlamentar acompanhou desde os primeiros dias a situação das famílias e testemunhou o esforço e o compromisso do Governo Lula para auxiliar as vítimas e ajudar na reconstrução dos municípios afetados. “Foram mais de R$ 100 bilhões destinados pelo nosso governo, dos quais quase a metade já foi repassada, além de outras medidas e leis aprovadas que beneficiaram a população e as empresas gaúchas”, ressalta.

Devido ao avanço da crise climática e a possibilidade de futuros eventos extremos, Lindenmeyer protocolou projetos de lei para garantir direitos às pessoas e empresas afetadas por calamidades públicas. “A tragédia que ainda abala o nosso estado exige que tomemos medidas imediatas para garantir o mínimo de proteção jurídica nestes momentos para que as famílias possam reconstruir suas vidas ao lado de suas famílias”, justifica.

Assessoria de comunicação do deputado Alexandre Lindenmeyer

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 22/12/2024