O filme ‘O Agente Secreto, dirigido por Kléber Mendonça filho e protagonizado por Wagner Moura, venceu duas categorias no Festival  78º Festival de Cannes, na França, na manhã deste sábado (24).

Além do Prix des Cinémas Art et Essai!, reconhecimento concedido pela Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaio, o longa-metragem também recebeu o prêmio de melhor filme do festival pelo júri da Fipresci, Federação Internacional de Críticos de Cinema. 

“Escolhemos um filme que tem uma generosidade romanística e épica; um filme que permite digressão, diversão, humor e caráter para evocar um tempo e lugar e uma história rica, estranha e profundamente preocupante de corrupção e opressão. Um filme que faz suas próprias regras, que é pessoal, mas universal, que leva seu tempo e mergulha você em um mundo – o mundo do Brasil governado pelos militares em 1977 e o mundo das pessoas boas em tempos ruins”, justificou o júri. 

Em ‘O Agente Secreto’, Moura dá viada ao professor Marcelo, especialista em tecnologia em 1977 que decide deixar São Paulo. 

O professor então se muda para Recife, onde começa a ser espionado pelos vizinhos.

Após a exibição no festival, o filme brasileiro foi aplaudido por mais de 10 minutos e ovacionado pela crítica estrangeira.

LEIA TAMBÉM:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 24/05/2025