“O Agente Secreto” é premiado em Los Angeles e tem 3 indicações ao Globo de Ouro

“O Agente Secreto” conquistou mais uma leva de importantes reconhecimentos internacionais, fortalecendo ainda mais sua candidatura ao Oscar. Desta vez, a obra do pernambucano Kleber Mendonça Filho foi considerada o melhor filme internacional no Los Angeles Film Critics Association, no domingo (7). E nesta segunda (8), foi indicado ao Globo de Ouro 2026 em ao menos três categorias.

Na premiação do Los Angeles Film Critics Association, o longa ainda ficou em segundo lugar na categoria de melhor filme, atrás de “Uma Batalha Após a Outra”, de Paul Thomas Anderson.

Além disso, o ator Wagner Moura, o protagonista, empatou com Timothée Chalamet (“Marty Supreme”) no segundo lugar em como melhor atuação.

Globo de Ouro

Nesta segunda (8), o filme ainda recebeu três importantes indicações ao Globo de Ouro 2026, uma das principais premiações da indústria cinematográfica, nas categorias de melhor drama; melhor filme de língua não-inglesa e de melhor ator pelo trabalho de Moura.

Como melhor filme de drama, o longa concorre com produções de diretores consagrados, como “Frankenstein” (Guillermo del Toro), “Hamnet – A Vida Antes de Hamlet” (Chloé Zhao), “Foi Apenas um Acidente” (Jafar Panahi), “Valor Sentimental” (Joachim Trier) e “Pecadores” (Ryan Coogler).

Leia também: Wagner Moura faz história e O Agente Secreto brilha na crítica de NY

Já na categoria de melhor filme de língua não-inglesa, “O Agente Secreto” concorre com “Foi Apenas um Acidente” (França); “Sem Outra Escolha” (Coreia do sul), “Valor Sentimental” (Noruega), “Sirāt” (Espanha) e “A Voz de Hind Rajab” (Tunísia).

Wagner Moura, por sua vez, disputará com Joel Edgerton, “Sonhos de Trem”; Oscar Isaac, “Frankenstein”; Dwayne Johnson, “Coração de Lutador”, Michael B. Jordan, “Pecadores” e Jeremy Allen White, “Springsteen: Salve-me do desconhecido”.

No início deste mês, o filme ainda angariou o New York Film Critics Circle (NYFCC), o mais antigo grupo de críticos de cinema dos Estados Unidos, com melhor ator — o que fez de Wagner Moura o primeiro brasileiro agraciado nessa categoria — e melhor filme internacional. Também em dezembro, foi indicado a melhor filme internacional no Filme Independent Spirit Awards.

Até o momento, o longa já conquistou mais de 20 prêmios internacionais, consagrando-se como uma das maiores obras do cinema brasileiro. Seu lançamento no circuito internacional de festivais aconteceu em Cannes, em maio deste ano.

Ao mesmo tempo, tem suscitado críticas bastante positivas e ficado em listas de destaques de veículos respeitados internacionalmente. Mais recentemente, figurou com destaque na The Economist, The News York Times e BBC Culture, além de ter ficado em quarto lugar na lista dos melhores de 2025 da prestigiada Cahiers du Cinema, uma das mais respeitadas da área cinematográfica.

Artigo Anterior

Decretos pró-armas de Bolsonaro deixaram arsenal do crime mais forte e moderno, aponta estudo

Próximo Artigo

Novos combates entre Tailândia e Camboja deixam cinco mortos

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!