
“O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho, que tem como protagonistas Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido, estreou neste domingo (18) no Festival de Cannes sob aplausos calorosos — cerca de 15 minutos, segundo a jornalista Jada Yuan, do Washington Post. Ambientado em 1977, durante a ditadura militar no Brasil, o filme disputa a Palma de Ouro e já conquistou a crítica internacional.
A produção ainda tem em seu elenco nomes como Gabriel Leone, Alice Carvalho, João Vitor Silva e o alemão Udo Kier.
Brazilian director Klebee Mendonça Fillho and star Wagner Moura during the standing ovation for THE SECRET AGENT, the longest and most enthusiastic of any I’ve seen so far — 15 minutes (with speeches) and tons of French ladies shouting “Bravo! from the balcony #cannes2025 pic.twitter.com/uePRou7I31
— Jada Yuan (@jadabird) May 18, 2025
A Variety classificou a obra como um “thriller maravilhoso” e destacou a habilidade do diretor em recriar o clima opressivo da época. Já o The Playlist deu nota máxima (A+) e chamou o filme de “obra-prima” e “o esforço mais ambicioso” da carreira de Mendonça.
O ScreenDaily descreveu o longa como “um filme e tanto”, elogiando sua narrativa com saltos temporais e “energia anárquica”. O Deadline ressaltou a performance de Moura, estrela da trama, como “convincente e cheia de nuances”, embora tenha criticado a duração e complexidade do roteiro. Ainda assim, afirmou que Mendonça levou “estilo e entusiasmo para a tela grande”.
“O AGENTE SECRETO é um thriller político sensacionalista ambientado na dura atmosfera da ditadura brasileira. Wagner Moura domina cada cena com maestria. Direção realista e extraordinária de Mendonça Filho com uma trilha sonora evocativa que irradia CINEMA. Obra de arte!”, afirmou Jairo Jimenez, crítico espanhol.
Já o IndieWire avaliou o filme com nota B+ (4 estrelas), chamando-o de “thriller de época lindamente lembrado”.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line