Cresce a participação de pessoas com mais de 60 anos nos pequenos negócios

O Brasil encerrou 2024 com 4,3 milhões de empreendedores com 60 anos ou mais. Esse é o maior número já registrado de pessoas nessa faixa etária à frente de pequenos negócios. Elas representam 14,3% do total de donos de negócio no país, também o maior percentual da série histórica.

O levantamento é do Sebrae, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Segundo a entidade, o crescimento foi de 53% entre 2012 e 2024 no número de seniores que comandam pequenos negócios.

Escolaridade e tempo de atividade se destacam

Ao longo desses 12 anos, o perfil dos empreendedores seniores passou por mudanças. A proporção de pessoas sem instrução ou que não completaram o ensino fundamental caiu 22,2 pontos percentuais.

Em contrapartida, houve aumento de 10,4 pontos percentuais no grupo com ensino médio completo. Já o grupo com ensino superior incompleto ou mais avançado cresceu 8,3 pontos percentuais no período.

Além disso, os empreendedores seniores seguem dedicando menos horas semanais ao trabalho do que outras faixas etárias. Mesmo assim, apresentam alguns dos melhores rendimentos médios e os negócios com maior tempo de operação.

Mulheres e pessoas negras ampliam presença

De acordo com o Sebrae, a diversidade entre os empreendedores com 60 anos ou mais também aumentou. A presença feminina chegou a 29,9% do total, o melhor resultado desde o início da série histórica.

Houve também crescimento na presença de pessoas negras entre os donos de negócio seniores. A alta foi de 2,1 pontos percentuais em comparação a 2023.

Mais negócios com CNPJ registrado

Outro dado relevante apontado no levantamento é o crescimento no número de empreendedores seniores com registro formal. Entre 2015 e 2024, a parcela de seniores com CNPJ subiu 1,7 ponto percentual.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 15/05/2025