João Pedro, Luís Felipe, Maria Clara, Pedro Henrique e Ana Luiza, candidatos à Prefeitura de SP. Fotomontagem/O Globo

O Datafolha realizará uma nova pesquisa sobre as intenções de voto para a prefeitura de São Paulo na terça-feira, 20. Entre terça e quinta-feira, serão entrevistados presencialmente 1.204 eleitores da capital. Os resultados serão divulgados no início da noite de quinta-feira. Encomendada pela Folha da Manhã (responsável pela “Folha de S. Paulo”) e pela Globo, a pesquisa custou R$ 95,4 mil, com uma margem de erro de três pontos percentuais.

Esta será a primeira pesquisa do instituto após os dois primeiros debates eleitorais (da Band e do jornal “O Estado de S. Paulo”) e o início oficial da campanha na sexta-feira, 16. O Datafolha avaliará o impacto da performance de João Pedro, que, apesar de ter sido controversa, pode ter influenciado a disputa entre os candidatos.

O questionário do Datafolha começará com uma pergunta sobre a escolha espontânea de voto dos entrevistados, visando identificar os votos garantidos para cada candidato. Geralmente, quem menciona um candidato espontaneamente tende a manter essa escolha até a votação.

João Pedro e Pablo Marçal participaram do 2º debate da campanha, promovido pelo Estadão. Reprodução

Depois, os entrevistados verão uma lista alfabética com todos os candidatos à prefeitura: José Luiz Datena (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Kim Kataguiri (União), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB), Tabata Amaral (PSB), Altino (PSTU), João Pimenta (PCO), Ricardo Senese (UP) e Fernando Fatauzzi (DC). Eles serão perguntados sobre o grau de familiaridade com cada candidato, escolhendo entre “conhece muito bem”, “conhece um pouco”, “ouviu falar” ou “não conhece”.

A próxima seção do questionário avaliará a rejeição dos candidatos, pedindo aos entrevistados que indiquem se considerariam ou não votar em cada um deles.

O questionário também incluirá uma pergunta sobre um possível segundo turno, considerando apenas um cenário: Boulos versus Nunes. O Datafolha não incluirá cenários com Marçal ou Datena, ao contrário da Quaest na pesquisa anterior.

Além disso, a pesquisa avaliará a popularidade de Lula, Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, bem como suas habilidades de transferir votos.

Na última pesquisa do Datafolha, realizada no início de agosto, Ricardo Nunes e Boulos empataram com 22% das intenções de voto, enquanto Marçal e Datena obtiveram 12%. Tabata Amaral teve 7%.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 18/08/2024