
O novo primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, anunciou neste domingo (23) a convocação de uma eleição antecipada para o dia 28 de abril, afirmando que precisa de um mandato forte para lidar com a ameaça das tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, à economia canadense.
Embora as eleições estivessem previstas para 20 de outubro, Carney decidiu avançar o pleito, aproveitando a recuperação significativa de seu partido Liberal nas pesquisas de opinião desde janeiro. O movimento ocorre após Trump intensificar suas ameaças ao Canadá e o ex-primeiro-ministro Justin Trudeau anunciar sua renúncia.
“Estamos enfrentando a crise mais significativa de nossas vidas devido às ações comerciais injustificadas do presidente Trump e suas ameaças à nossa soberania”, declarou Carney em uma coletiva de imprensa.
Ele também afirmou que o Canadá precisa de mais investimentos e unidade para enfrentar os desafios impostos pela situação atual. “É por isso que estou pedindo um forte mandato positivo dos meus compatriotas canadenses”, completou.

A convocação da eleição foi formalizada após a governadora geral do Canadá, representante pessoal do rei Charles, aprovar o pedido de Carney. Com a dissolução do Parlamento, o novo líder liberal tem agora cinco semanas para convencer os canadenses a apoiar sua liderança.
Carney, ex-banqueiro central e sem experiência prévia em campanhas políticas, conquistou a liderança do Partido Liberal há duas semanas, quando apresentou sua candidatura como a melhor alternativa para enfrentar a pressão do presidente dos EUA. As pesquisas indicam que, desde o início do ano, o partido liberal, que está no poder desde 2015, ultrapassou ligeiramente os conservadores da oposição, que antes estavam à frente nas intenções de voto.
“Passamos de uma eleição em que as pessoas queriam mudanças para uma eleição que é realmente muito mais sobre liderança”, afirmou Darrell Bricker, presidente-executivo da Ipsos Public Affairs. De acordo com ele, a capacidade dos conservadores de atacar os liberais diminuiu, já que os eleitores estão mais focados nas questões do presente e no futuro imediato, em vez de se concentrarem no passado.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line