Quem está no CadÚnico e consome até 80 quilowatts de energia por mês não terá que pagar a conta de luz

Deputada Benedita da Silva. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

As deputadas petistas Benedita da Silva (RJ) e Ivoneide Caetano (BA) usaram a tribuna da Câmara para comemorar a isenção mensal do pagamento dos primeiros 80 quilowatts para os consumidores de baixa renda inscritos no CadÚnico e para as pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A medida entrou em vigor no último sábado (5/7) e vai beneficiar cerca de 60 milhões de pessoas com a gratuidade na conta de luz.

“Eu tenho orgulho de fazer o L e vou continuar fazendo o L, porque, no último sábado, graças à sensibilidade do Presidente Lula, o governo federal implementou essa nova etapa do programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que será concedida automaticamente a todas as famílias que se enquadram nos critérios estabelecidos, ou seja, não há necessidade de um novo cadastro para que a isenção seja obtida”, afirmou Benedita da Silva.

Deputada Ivoneide Caetano. Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

 

Gratuidade total da conta de luz

E a deputada Ivoneide Caetano enfatizou que é com esse espírito de luta e de cuidado com quem mais precisa que “nós entramos em um novo momento de conquistas para nossa gente”. Ela reiterou que entrou em vigor a nova Tarifa Social de Energia Elétrica. “O que significa isso, na prática? Significa a gratuidade total da conta de luz para 60 milhões de brasileiros e brasileiras que fazem parte do Cadastro Único, o que inclui os idosos do BPC, indígenas e quilombolas. A partir de agora, milhões de brasileiros e brasileiras não terão que pagar a conta de luz. Esta conta chegará zerada. É isso mesmo! Quem está no CadÚnico e consome até 80 quilowatts por mês não pagará nada de energia”, comemorou.

Benedita da Silva reforçou que famílias inscritas no CadÚnico com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; idosos com 65 anos ou mais; pessoas com deficiência que recebem o BPC; indígenas e quilombolas inscritos no CadÚnico cujo consumo mensal seja de até 80 quilowatts por mês; e as famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até três salários mínimos que tenham pessoa com doença ou deficiência cujo tratamento exija o uso contínuo de aparelhos que demandem consumo de energia elétrica tem direito à nova Tarifa Social.

“E não para por aí”, afirmou Ivoneide. Ela acrescentou que a partir do ano que vem, mais 55 milhões de brasileiros terão desconto na conta de luz. “É uma alegria estar neste plenário para trazer estas notícias extraordinárias e dizer da felicidade de fazer parte do Governo Lula, que cuida, sobretudo, dos que mais precisam. Enquanto alguns estão preocupados em proteger os ricos, o presidente Lula está cuidando do povo mais vulnerável deste País”, afirmou a parlamentar baiana.

“Vou continuar fazendo o L”

Benedita da Silva agradeceu ao presidente Lula e afirmou que vai continuar fazendo o L. “É fazendo esse L que nós vamos acabar com a escala 6 por 1. É fazendo esse L que nós vamos botar comida mais barata na mesa do povo. É fazendo esse L que nós vamos dar oportunidade de mais emprego neste País. É fazendo esse L que nós temos feito com que o Ministério de Assistência Social e Família chegue aos rincões deste País com políticas sociais, políticas públicas, para que as famílias sejam atendidas”, comemorou.

 

Vânia Rodrigues

 

 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/07/2025