A aprovação do “grande e bonito” pacote orçamentário pelo governo republicano de Donald Trump será responsável por diversos danos à economia dos Estados Unidos.
“Os danos que este projeto de lei infligirá foram expostos pelo Escritório de Orçamento do Congresso (CBO), órgão bipartidário, em suas estimativas de quanto ele aumentará a dívida e o déficit já volumosos do país, ao mesmo tempo em que expõe os artifícios contábeis que sustentam as previsões republicanas”, diz a economista e consultora política Kathryn Anne Edwards.
Em artigo publicado na Bloomberg, Kathryn explica que o projeto de lei vai adicionar US$ 3,3 trilhões à dívida norte-americana ao longo de uma década e, embora digam que isso não vai aumentar o déficit, os republicanos não podem mudar o fato de que o governo vai precisar de trilhões de dólares emprestados a mais por conta desse projeto.
Com esse pacote, pelo menos 12 milhões de pessoas perderão acesso ao Medicaid (programa de saúde para famílias e cidadãos de baixa renda); 17 milhões de pessoas deixarão de acessar os planos de saúde; outros dois milhões não terão mais acesso a cupons de alimentação; sem contar os cortes de benefícios para os 40 milhões restantes.
Segundo a articulista, uma prova de quão custoso pode ser um corte de impostos é o fato de um projeto de lei “poder se gabar de realizar o maior corte no Medicaid e o maior corte em cupons de alimentação na história de ambos os programas, e mesmo assim adicionar US$ 3 trilhões à dívida”.