Boato – Correios estariam indenizando vítimas que sofreram golpes relacionados a encomendas falsas com cobrança de taxas, em função de uma decisão do STF.

Análise

Um vídeo está sendo amplamente divulgado em redes sociais, inclusive em links patrocinados, alegando que os Correios teriam criado um programa de indenização para pessoas que foram vítimas de golpes envolvendo encomendas falsas. O conteúdo afirma que, por decisão do STF, haveria um mecanismo rápido para devolver valores supostamente pagos em fraudes.

A mensagem segue a mesma narrativa de outros golpes já analisados, explorando a vulnerabilidade de pessoas que receberam mensagens de encomendas retidas na alfândega e acabaram pagando taxas indevidas. O texto promete ressarcimento imediato, usa linguagem apelativa e inclui um link que seria o “canal oficial” para solicitar a devolução. Leia a transcrição do vídeo:

Correios. Se você sofreu algum tipo golpe como este, receba sua indenização agora mesmo. se você está recebendo e-mails ou mensagens dizendo que sua encomenda foi taxada ou está parada na alfândega assim como eu recebi não pague pois isso é golpe Mas fique tranquilo quem foi prejudicado pode receber uma indenização eu descobri isso hoje com a minha advogada o processo é rápido você responde algumas perguntas de segurança e se estiver tudo certo você pode receber o valor ainda hoje é um programa novo dos Correios por conta da nova eliminar do STF que decreta que todos que sofreram esse golpe e sejam devidamente indenizados mas corra porque é por tempo limitado então para facilitar deixei o site aqui clique em saiba mais

Checagem

Apesar de a história apontar para um solução para quem sofreu um golpe, ela, na realidade, tem um segundo golpe como pano de fundo. A checagem que faremos envolve três pontos principais: 1) Os Correios estão realmente indenizando vítimas de golpes de encomenda? 2) O que acontece ao seguir os passos sugeridos na mensagem? 3) Existem outros exemplos de golpes parecidos que circularam recentemente?

Correios estão indenizando vítimas de golpe de encomenda falsa?

Não. Os Correios não têm nenhum programa oficial de indenização desse tipo e tampouco há decisão do STF que obrigue a devolução em massa de valores relacionados a golpes de encomenda. No site oficial dos Correios, não há qualquer menção sobre o tema. Trata-se, portanto, de um boato criado enganar usuários.

O que acontece se você seguir todos os passos da mensagem que cita a indenização dos Correios?

Ao clicar no link indicado pelo anúncio, a vítima é direcionada para páginas fraudulentas que pedem novos dados pessoais ou bancários. Em alguns casos, há a exigência de um novo pagamento, prometendo a liberação da suposta indenização. Na prática, é um segundo golpe, que utiliza a falsa promessa de devolução de valores para tentar obter ainda mais informações e dinheiro da vítima.

Há outros exemplos de golpes parecidos?

Sim. Esse tipo de golpe não é novidade. O mesmo modus operandi já foi identificado em outros golpes semelhantes, como o do falso aviso de encomenda retida na alfândega. Também já circularam outros boatos muito semelhantes, como o de que a Caixa pagaria indenização por vazamento de dados, ou ainda versões envolvendo o governo federal, como o suposto pagamento de R$ 7 mil de indenização por decisão judicial. Também houve anúncios falsos de devolução de valores por meio de programas do Procon envolvendo cashback e milhas. Todos esses casos têm em comum o uso de sites fraudulentos e promessas de dinheiro fácil para capturar informações pessoais.

Conclusão

O vídeo que circula em redes sociais alegando que os Correios estão indenizando vítimas de golpes de encomenda é falso. Não existe decisão judicial ou programa oficial com esse objetivo. Na realidade, trata-se de mais uma fraude que tenta enganar usuários prometendo ressarcimento imediato e direcionando-os a sites perigosos. A recomendação é não clicar em links suspeitos e sempre verificar informações diretamente nos canais oficiais dos Correios.

Golpe ⚠️

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 18/08/2025