Falsa notícia – A lutadora de MMA Polyana Viana não foi presa por reagir a um assalto.
Análise
Uma história falsa voltou a circular na internet, apontando para um caso que teria ocorrido com a lutadora de MMA Polyana Viana.
Um vídeo alega que a lutadora de MMA Polyana Viana foi presa por “excesso de legítima defesa” ao reagir a um assalto, espancar o assaltante e deixá-lo gravemente ferido. No entanto, a história é falsa e antiga.
Versão 1: A ESQUERDA DESTRUINDO O BRASIL. Lutadora de MMA é assaltada, reage e quebra a cara do assaltante. ELA é presa por agressão! PUTAQUEOPARIU. Nesta segunda-feira a prisão da lutadora de MMA Poliana Viana pelo crime de lesão corporal grave que que aconteceu
A Poliana ela foi assaltada reagiu né hahaha a injusta agressão ali o cara tava armado né meu reagiu aquela injusta agressão e deu umas porradas no cara aí você vira aí na na foto como é que ficou o menino aí né cara e o promotor denunciou era por lesão corporal e excesso de legítima defesa ele mandou prender ele imediatamente e ele tem uma parte que ele fala assim ó ele usou força para DVD e acabou ferindo gravemente o rapaz que rapaz o cara é um ladrão ou promotor você tá cara é ladrão Porra o cara é ladrão ela não tinha que ser preso ela tinha que ganhar um grau a mais lá uma faixa mais para ela porra
Versão 2: Promotor manda prender lutadora de UFC que reagiu a assalto e espancou criminoso no Rio de Janeiro. O promotor de justiça Jean Carlos Rosário decretou, nesta segunda-feira, a prisão da lutadora de MMA Polyanna Viana pelo crime de lesão corporal grave e excesso de legítima defesa, quando a mesma reagiu a uma tentativa de assalto e espancou brutalmente o jovem que tentou roubar seus pertences.
Polyanna será indiciada pelo crime de lesão corporal grave e excesso de legítima defesa, podendo pegar de 2 a 8 anos de prisão. O assaltante Max Gadelha Lopes foi ouvido pela polícia no hospital e foi liberado, porém seguirá internado.
Checagem
Como falamos, muita gente se indignou e vai passar a virada de ano irritada. Isso será à toa porque a história é falsa e antiga. Para checar o conteúdo, vamos responder a algumas questões: 1) A lutadora Polyana Viana foi presa por imobilizar um assaltante? 2) O caso que envolve Polyana Viana e o assaltante é real? 3) Por que a história voltou a circular agora em 2024?
1) A lutadora Polyana Viana foi presa por imobilizar um assaltante?
Não, Polyana Viana não foi presa após reagir a um assalto e imobilizar um assaltante. O caso narrado no vídeo, que menciona uma suposta prisão por “excesso de legítima defesa”, é uma invenção que já havia circulado anteriormente, em 2019.
2) O caso que envolve Polyana Viana e o assaltante é real?
Sim, o caso de Polyana reagindo a um assalto é verdadeiro. Em 2019, ela estava em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, quando um homem tentou roubá-la. Ele fingiu portar uma arma, mas Polyana reagiu, desferiu golpes e imobilizou o criminoso até a chegada da polícia.
No entanto, não houve denúncia por “excesso de legítima defesa” ou prisão dela pelo ocorrido. Na época, um site que sempre inventava fake news ligadas à direita criou a narrativa de que ela tinha sido presa e muita gente acreditou.
3) Por que a história voltou a circular agora em 2024?
O retorno da história é fruto de má-intenção ou falta de discernimento ao repercutir conteúdos antigos descontextualizados. É difícil cravar qual se encaixa neste caso, mas o fato é que o que o cidadão está compartilhando não passa de uma inverdade.
Conclusão
O vídeo e as mensagens que circulam sobre a prisão da lutadora Polyana Viana por “excesso de legítima defesa” são falsos. O caso original, em que Polyana reagiu e imobilizou um assaltante, aconteceu em 2019, e nenhuma denúncia foi registrada contra ela. Ao contrário, o ato da lutadora foi amplamente divulgado pela mídia e elogiado. O que houve foi a ressuscitação desde conteúdo para alguem ganhar cliques e views.
Ps: Este artigo foi sugerido por leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp (https://wa.me/556192755610).