A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) acompanha com atenção o processo de mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação no Estado de Rondônia, em especial diante da recente greve deflagrada pelo SINTERO.
Reconhecemos a legitimidade histórica do SINTERO, entidade que há mais de três décadas tem protagonizado a luta em defesa da valorização da educação pública, de seus profissionais e da melhoria das condições de trabalho. Sua atuação firme resultou em importantes conquistas que beneficiam toda a categoria.
Manifestamos nossa solidariedade ao SINTERO, à sua presidenta Dioneida Castoldi e à sua base mobilizada na greve, que garantiram conquistas importantes para os trabalhadores e trabalhadoras da educação. Ao mesmo tempo, reafirmamos o reconhecimento ao SINPROF, e seu papel na defesa da educação.
Temos ciência de que há debate sobre representatividade sindical no setor, envolvendo o SINTERO e o SINPROF. A CTB ressalta que o SINPROF é filiado à nossa Central, onde goza de todo respeito e consideração, e que também contamos com dirigentes da CTB atuando no SINTERO. Reiteramos que a Central não alimenta disputas entre entidades de trabalhadores, mas atua pela unidade, pelo diálogo e pela construção coletiva de avanços.
A mCTB seguirá comprometida com a democracia sindical, a autonomia das entidades e a busca permanente da unidade, única capaz de enfrentar os desafios impostos pelo governo estadual e assegurar novos avanços para a educação em Rondônia.
Adilson Araújo
Presidente Nacional da CTB