Nota: PT e Bancada repudiam fala de Trump sobre a Palestina

O anúncio do Presidente dos EUA, Donald Trump, ontem (4), na Casa Branca, ao lado de Benjamin Netanyahu, Primeiro-Ministro de Israel, de que os EUA pretendem ocupar o território da Faixa de Gaza, expulsando a população local, é mais um capítulo decorrente de concepções e políticas imperialistas e neocolonialistas presentes neste período histórico.

A Bancada do PT na Câmara dos Deputados e a Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores expressam seu total repúdio à truculência do mandatário norte-americano, que no mesmo pronunciamento ameaçou a soberania Palestina no território da Cisjordânia.

A comunidade internacional tem ciência das contribuições dos EUA para o conflito, financiando as ações de guerra do Estado de Israel e patrocinando o genocídio do povo Palestino na Faixa de Gaza. O plano de Trump e Netanyahu e do governo de extrema direita de Israel é promover uma limpeza étnica, praticando um crime de lesa-humanidade contra os Palestinos.

Os resultados destas ações estão expressos nos mais de 46 mil assassinatos de crianças, jovens e idosos até o momento na Faixa de Gaza, um massacre endossado pelo silêncio e a omissão de parte da comunidade mundial com apoio de lideranças da extrema direita no mundo.

A pergunta que não quer calar é: quem ganhará com a destruição da Palestina, toda sua infraestrutura, suas habitações, seus hospitais e escolas? A aliança é mais do que bélica, é uma aliança econômica que tem como pano de fundo a disputa de recursos estratégicos na região.

A bancada petista e a Direção do PT se somam ao Governo do Brasil, e aos esforços protagonizados pelo Presidente Lula em prol da paz e para que não se permita viabilizar essa decisão unilateral e autoritária de Trump que fere o direito internacional.

A causa Palestina é uma causa da humanidade. O povo Palestino tem o direito de decidir seu próprio destino por meio da criação de um Estado soberano, como previsto nos tratados e resoluções internacionais apoiadas pelo Estado brasileiro, a Organização das Nações Unidas-ONU e a imensa maioria dos países.

Conclamamos o Parlamento, a sociedade brasileira e toda a comunidade internacional para envidar todos os esforços legislativos, diplomáticos e políticos para que a solução do conflito Israel e Palestina seja forjada pela justiça, com a garantia do direito do povo palestino de ter vida digna em seus territórios.

Só há paz com justiça para o povo Palestino!

Palestina Livre

Brasília, 5 de fevereiro de 2025

Lindbergh Farias

Líder da bancada do PT na Câmara

Gleisi Hoffmann

Presidenta Nacional do PT

Artigo Anterior

CIA oferece plano de demissão para todos funcionários

Próximo Artigo

Arábia Saudita desmente Trump e exige Estado da Palestina

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!