NOTA DA BANCADA DO PT
A bancada do PT na Assembleia Legislativa manifesta sua revolta pela falta de ação do Governo do Estado contra o vandalismo no transporte coletivo da cidade. Passado um mês, mais de 432 ônibus foram atingidos por pedras e outros objetos, muitos incendiados, ferindo usuários e motoristas e colocando em risco a vida de passageiros e dos trabalhadores do transporte público.
Enquanto o governador se preocupa em justificar o tarifaço norte-americano, em viajar a Brasília para prestar vassalagem a Bolsonaro e em defender os ataques de Trump ao STF e ao Governo brasileiro, o caos no transporte só aumenta. Entre os dias 14 e 15 de julho, mais 11 viaturas foram depredadas. Além dos casos ocorridos na capital, houve ataques em diversos pontos da região metropolitana, como Osasco, Cotia e Itapevi.
Entretanto, o secretário da segurança, Guilherme Derrite, não se manifesta, assim como a cúpula das polícias civil e militar. É evidente que, na maior parte dos casos, se trata de uma ação criminosa orquestrada. Mas, depois de várias semanas e centenas de veículos destruídos, é inaceitável a falta de uma investigação conclusiva e de uma estratégia clara de enfrentamento por parte das autoridades estaduais.
Como Tarcísio gosta de dizer, a responsabilidade é de quem governa. Mas no caso dele a irresponsabilidade e o desgoverno imperam.
ANTONIO DONATO
LÍDER DA BANCADA DO PT NA ALESP