A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados manifesta profundo pesar pela morte do jornalista Mino Carta, um dos gigantes do jornalismo brasileiro.
Fundador de veículos que marcaram época, como a Carta Capital, Veja e o Jornal da Tarde, Mino Carta manteve ao longo de toda a sua vida um compromisso inabalável com a verdade, a democracia e um jornalismo crítico e corajoso.
Sua trajetória confunde-se com a história recente da imprensa nacional, desafiando governos autoritários e enfrentando os interesses dos poderosos, com críticas duras às oligarquias e à injusta distribuição de renda no País.
Mais do que um profissional talentoso e criativo, Mino foi um formador e uma referência para inúmeros profissionais de diferentes gerações. Para os que defendem a democracia, ele deixa um legado que moldou a forma como o jornalismo pode se tornar instrumento para enfrentar o autoritarismo. Foi ele quem fez a primeira entrevista com Lula para um veículo nacional , em fevereiro de 1978, surgindo ali uma longa amizade entre ambos.
Neste momento de dor, nós, deputadas e deputados do PT, estendemos nossas mais sentidas condolências à família, aos amigos e a todos os colegas de profissão de Mino Carta. Que seu exemplo de integridade e coragem continue a inspirar as atuais e futuras gerações.
Brasília, 2 de setembro de 2025
Lindbergh Farias, líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados