O mundo perdeu hoje um dos maiores fotógrafos de todos os tempos, Sebastião Salgado, mestre da fotografia cuja lente capturou não apenas imagens, mas a própria essência das lutas humanas e da beleza frágil do nosso planeta. A Bancada do PT lamenta profundamente a morte do fotógrafo mineiro que percorreu o mundo e registrou, em imagens em preto e branco, momentos marcantes da história humana e a beleza enorme de nossa casa comum, fascinante e frágil, que demanda cuidados de todos os povos.
Salgado, com sensibilidade e coragem, transformou sua arte em um poderoso instrumento de denúncia e esperança, revelando as desigualdades que dividem nossa sociedade e a urgência de proteger a Terra que nos abriga.
Foi um marco na fotografia nas últimas décadas, trazendo ao mundo as grandes causas ambientais e humanas de nosso tempo.
Com olhar sensível, registrou de forma marcante situações diversas que nos servem como base de reflexões profundas sobre os desafios que temos na preservação ambiental e também na superação dos problemas que afligem todos os povos. Soube eternizar momentos marcantes da história contemporânea, como a vida dos povos indígenas na Amazônia e a assombrosa realidade da mina de ouro de Serra Pelada, no Pará.
Vai além da fotografia sua passagem pelo planeta. Um dia disse: “Constatamos que o mundo está dividido em duas partes: de um lado a liberdade para aqueles que têm tudo, do outro a privação de tudo para aqueles que não têm nada.” Sua sensibilidade transcendeu fronteiras, inspirando milhões a refletir sobre justiça, dignidade e sustentabilidade.
O legado de Sebastião Salgado fica para todos os que têm compaixão e se empenham na construção de um mundo melhor.
Neste momento doloroso, manifestamos nossas mais sinceras condolências à família, aos amigos e a todos os que, como nós, foram tocados por seu trabalho. Que seu legado continue a guiar nossa busca por um mundo mais solidário e harmonioso. Descanse em paz, Sebastião Salgado. Tudo o que fez permanecerá vivo em cada imagem e em cada causa e coração que seu trabalho sensibilizou.
Brasília, 23 de maio de 2025
Lindbergh Farias, líder da Bancada do PT na Câmara