A Bancada do PT na Câmara reconhece o papel estratégico desempenhado pela ministra Nísia Trindade à frente do Ministério da Saúde em quase dois anos e dois meses. Junto com sua equipe, reconstruiu a Pasta, uma das mais atingidas pelo desmanche irresponsável promovido pelo governo negacionista anterior. Nísia enfrentou o desafio de reconstruir o setor com base na ciência, na credibilidade das vacinas e no fortalecimento e reconstrução do SUS.
Primeira mulher a dirigir o ministério, Nísia Trindade resgatou políticas públicas vitais ao povo brasileiro, como as campanhas de vacinação, atenção básica à saúde, Programa Mais Médicos, Farmácia Popular, entre tantos outros avanços.
Os dados, por si só, mostram a importância de seu trabalho. Em dois anos, o Brasil saiu da lista dos 20 países com mais crianças não vacinadas (Unicef/OMS), conquistou a recertificação do Brasil como país livre do sarampo e incorporação de novas vacinas. Incorporou 67 novas tecnologias ao SUS, como as vacinas da dengue e bronquiolite, medicamentos para câncer de mama, entre outros.
Com R$ 5,8 bilhões investidos, promoveu a construção de novas unidades de saúde e adquiriu ambulâncias para o SAMU e equipamentos modernos. Além disso, UBS e CAPS foram ampliados para fortalecer o atendimento. Reestruturou hospitais federais, com a contratação de 2,5 mil funcionários e reabertura de centenas de leitos.
Desejamos à Nísia Trindade boa sorte e damos boas-vindas ao ministro Alexandre Padilha, que assume pela segunda vez a grande missão de dirigir o Ministério da Saúde. Com sua experiência e compromisso, temos a certeza de que o SUS seguirá fortalecido e a população seguirá no centro das políticas públicas de saúde. Seguimos juntos em defesa do SUS e do povo brasileiro!
Brasília, 25 de fevereiro de 2025
Lindbergh Farias, líder da Bancada do PT na Câmara