No Natal dos catadores, Lula critica golpistas e reafirma veto à dosimetria 

Mantendo uma tradição de 22 anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (19), do Natal dos Catadores e Catadoras, realizado durante a 12ª edição da Expocatadores, no Anhembi, em São Paulo. Durante o evento, foram anunciadas novas medidas voltadas à categoria. 

A ExpoCatadores 2025 reúne mais de 3 mil catadores brasileiros e 600 cooperativas, especialistas, organizações internacionais de catadores e representantes dos governos federal, estaduais e municipais. 

Entre os anúncios feitos estão os decretos que institui o Programa Nacional de Investimento na Reciclagem Popular (Pronarep) e o que dispõe sobre mecanismos para a promoção da circularidade de bens móveis no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. 

Durante sua fala, Lula ressaltou a importância da condenação de Jair Bolsonaro (PL) e militares pela trama golpista. “Pela primeira vez neste país temos um presidente preso por tentativa de golpe; quatro generais de quatro estrelas presos por tentativa de golpe, pela tentativa de executar um plano para matar o Lula, o Alckmin e o Alexandre de Moraes. E eles agora querem anistia”, declarou. 

Leia também: Lula faz balanço positivo da gestão e projeta 2026 como o ano da colheita

O presidente continuou falando sobre o projeto da dosimetria, aprovado no Congresso: “Com todo o respeito aos deputados e senadores que votaram a lei da redução da pena; quero dizer a vocês que vou vetar essa lei”. 

Sobre 2026, salientou: “Eu sei que já tem muita gente pensando na eleição. Eu ainda não posso pensar porque tenho que trabalhar. Mas, deixa eles pensarem. E quando eles quiserem, venham, porque nós vamos dar uma ‘surra’ em quem se meter a achar que a extrema direita vai voltar a governar este país. E vamos desafiá-los, não com palavras ou xingamentos, mas comparando o que eles fizeram com o que nós fizemos”. 

O presidente também enfatizou que “o país não pode permitir que a extrema direita fascista, negacionista, que foi responsável pela morte de mais de 700 mil pessoas na pandemia (…) volte a governar este país com mentiras pela internet. É nossa obrigação não permitir que a democracia dê um passo para trás”.

Lula ainda celebrou conquistas obtidas até agora em seu governo. “Estamos terminando o nosso terceiro ano de governo. E posso dizer que estou muito feliz porque pegamos este país destroçado e levamos praticamente dois anos para colocá-lo de pé”, declarou.

Lula lembrou como destaques do mandato a conquista “da menor inflação acumulada em quatro anos da história do Brasil; o menor desemprego; a maior massa salarial e a maior política de inclusão social que este país já conheceu”.

O presidente citou, ainda, a aprovação da política tributária, isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil e desconto para outras faixas, além dos programas Gás do Povo e Luz do Povo. 

Dirigindo-se aos catadores, apontou  que “o sofrimento e abandono que vocês viveram secularmente não será reparado de uma hora para a outra”. 

Lula também criticou os prefeitos que impedem os catadores de exercer seu trabalho. “Proibir que alguém trabalhe para levar dinheiro para a casa para sustentar a família porque está com uma carrocinha é, no mínimo, esse cidadão não ter nada de humanismo”.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Artigo Anterior

Brasil realiza primeiro lançamento comercial de foguete a partir da base de Alcântara

Próximo Artigo

Fux suspende o bloqueio de beneficiários do Bolsa Família em bets

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!