Silvio Santos será sepultado na manhã deste domingo (18) no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo. A cerimônia será restrita à família, em respeito ao desejo de Silvio Santos de ter uma despedida discreta, como manifestou em vida.
A morte de Silvio Santos ocorreu às 4h50 do último sábado (16), no hospital Albert Einstein, em decorrência de uma broncopneumonia provocada pelo vírus H1N1. Atendendo a seu pedido, o corpo foi levado diretamente do hospital ao cemitério.
O enterro será realizado segundo os ritos da tradição judaica, que valorizam a simplicidade e evitam qualquer tipo de ostentação. De acordo com a Congregação Israelita Paulista (CIP), essa prática reflete o princípio de igualdade de todos perante a morte, o que se traduz em uma cerimônia sem enfeites ou flores.
Na tradição judaica, não é comum que o corpo seja exibido em caixão aberto, pois isso é considerado uma falta de respeito ao falecido. Assim, o corpo é coberto por um lençol, seguindo as orientações do Cemitério Israelita de São Paulo.
Vale destacar que, conforme a CIP, a tradição judaica também não incentiva o culto aos mortos para prevenir a idolatria. Um exemplo disso é que o local onde Moisés, o autor da Torá, foi sepultado, permanece desconhecido.