Nicarágua: diplomata brasileira condenada ao exílio será nomeada para o gabinete do presidente Ortega

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, decidiu nomear Sofia Rodriguez como nova ministra da Economia Familiar.

Até a última quinta-feira 8, ela era embaixadora da Nicarágua no Brasil, mas foi expulsa pelo Itamaraty em retaliação à expulsão do embaixador brasileiro em Manágua, Breno Souza da Costa.

O anúncio da nomeação de Rodriguez para o cargo foi feito por Ana Maria, que é vice-presidente da Nicarágua e esposa de Ortega.

“Sofia Rodriguez está a caminho de nossa Nicarágua, onde atuará como ministra da Economia Familiar após sua chegada e assim que a nomeação oficial for finalizada por nosso presidente”, disse Ana Maria.

Em pronunciamento oficial, a vice-presidente também confirmou a saída de sete sacerdotes da Nicarágua. A perseguição do governo Ortega aos clérigos é um dos motivos do distanciamento diplomático entre o país da América Central e o Brasil.

Desde o ano passado, o governo Lula (PT) vem tentando atuar para que a Nicarágua arrefeça nas medidas contra os membros da Igreja Católica que formam oposição no país. Ortega, porém, tem evitado contato, a ponto da relação entre os dois países ter entrado em uma espécie de suspensão.

Artigo Anterior

Impostos, dividendos e valorização do dólar causam prejuízo de bilhões na Petrobras no primeiro trimestre

Próximo Artigo

Lula precisará devolver relógio e recorrer da decisão do TCU que o beneficiou

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!