
Policiais do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) usaram a família da brasileira Rosane Ferreira de Oliveira como “isca” para prendê-la em Worcester, Massachusetts, segundo investigação da revista Rolling Stone.
As filhas e o neto de Rosane foram abordados por agentes do ICE na porta de casa. Augusta Clara, de 21 anos, estava com seu bebê de três meses quando os policiais ameaçaram prendê-la. Eles ordenaram que sua irmã, de 17 anos, chamasse a mãe para buscar a criança. Quando Rosane chegou ao local, foi imediatamente detida.
Fontes da Rolling Stone afirmam que os agentes não tinham ordem judicial para entrar na casa, por isso usaram a família para atraí-la à rua. Vídeos que viralizaram nas redes sociais mostram Rosane resistindo à prisão antes de ser contida à força.
Familiares e vizinhos tentaram intervir, resultando em cenas de confronto. Uma das filhas de Rosane foi derrubada ao chão, com o rosto pressionado contra o asfalto, e presa por “colocar o bebê em perigo, perturbar a paz e resistir à prisão”. Ela foi liberada horas depois.
WATCH: @WorcesterPD arrest woman attempting to stop @ICEgov from driving off with detained suspect. Police arrived after a group of more than two dozen swarmed the federal agents. 2nd woman arrested, more charges possible. https://t.co/TwA5UqZMil@7News #Immigration… pic.twitter.com/z8y1InFFub
— Stephen Quinn (@stephenquinntv) May 9, 2025
Histórico criminal contestado
O Departamento de Segurança Interna dos EUA classificou Rosane como “imigrante ilegal criminosa e violenta”, citando uma acusação anterior de “agressão com arma perigosa contra uma vítima grávida”. No entanto, sua filha, Augusta Clara, disse à NBC Boston que o incidente foi uma briga entre irmãs e que a suposta arma era um cabo de carregador de celular.
Augusta também relatou que seu companheiro, pai de seu filho, foi preso um dia antes por “buzinar para um carro que o fechou” – que, segundo seu advogado, era um veículo secreto do ICE. Horas depois, agentes devolveram o carro e pediram que ela comparecesse a um prédio da imigração para assinar documentos. No caminho, foi parada e detida.
O Itamaraty confirmou que presta assistência consular à família desde 8 de maio, oferecendo apoio jurídico e psicológico. Autoridades locais também se manifestaram. A vereadora Etel Haxhiaj criticou a ação, afirmando que “nada daquilo era necessário”. O prefeito Joseph Petty disse estar “perturbado”, especialmente com a proximidade do Dia das Mães.
A polícia de Worcester relatou que foi chamada para “preservar a paz” após moradores denunciarem a ausência de um mandado. Uma terceira mulher, Ashley Spring, de 38 anos, foi presa por empurrar agentes e jogar um líquido desconhecido neles.
WATCH: Trump’s Gestapo ICE agents arrest a woman in Worcester, MA; take her baby; slam the woman’s face into the ground; and arrest her teen daughter.
Note the cruel, inhumane, and chaotic means by which Trump is reshaping America.
Disgusting.#FDT 🧐
— Big Al (@nivnos33) May 9, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line