As conversas para um cessar-fogo que encerre a guerra em Gaza serão retomadas em Cairo na próxima semana, enquanto Estados Unidos, Egito e Catar buscam encontrar um caminho para uma trégua que evite um conflito regional mais amplo.
O anúncio conjunto foi feito após as principais autoridades americanas, israelenses, egípcias e catarianas terem concluído dois dias de negociações em Doha, Catar, para tentar preencher as divergências restantes entre Israel e Hamas.
Os três países disseram que as negociações de cessar-fogo em Doha foram “sérias e construtivas”, e que “o caminho está definido para esse resultado, salvando vidas, trazendo alívio ao povo de Gaza e acalmando as tensões regionais”.
Embora não tenham sido informados outros detalhes sobre a proposta, os termos propostos se baseiam em acordo apresentado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no mês de maio.
Entre outros pontos, o plano começaria com uma pausa de seis semanas nos combates que permitiria a libertação de alguns prisioneiros israelenses mantidos em Gaza e prisioneiros palestinos em prisões israelenses.
Na segunda fase, haveria um fim permanente aos combates e a libertação de todos os prisioneiros israelenses restantes. A parte final do acordo incluiria a reconstrução da Faixa de Gaza, que foi devastada pela guerra israelense.
A expectativa das autoridades regionais e dos EUA é de que o movimento em torno das negociações suavize ou encerre uma retaliação antecipada pelo Irã pelo assassinato de líderes seniores do Hamas e do Hezbollah.
Com vídeo de