Negociações estão ‘no caminho certo’, diz Trump após conversa com Zelensky

O presidente norte-americano, Donald Trump, teve uma conversa nesta quarta-feira 19 com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, um dia após um longo telefonema com o russo Vladimir Putin. Segundo o chefe da Casa Branca, a discussão com o representante de Kiev, a primeira desde o bate-boca entre os dois em Washington, foi “muito boa”.

A conversa durou uma hora foi “positiva”, segundo o governo ucraniano, e “fantástica” de acordo com a porta-voz da Casa Branca. Um otimismo difícil de imaginar após a troca de farpas entre Trump e Zelensky na Casa Branca diante de câmeras do mundo inteiro.

Lendo uma declaração emitida pelo Departamento de Estado e pela Casa Branca, a porta-voz Karoline Leavitt insistiu que Zelensky, acusado de ingratidão por algumas autoridades americanas, havia em várias ocasiões “agradecido” a Donald Trump por sua ação.

Em sua rede social, Truth, Trump insistiu que a ligação foi “muito boa” e que “estamos no caminho certo”.

Volodymyr Zelensky, foi “plenamente informado” do conteúdo da chamada telefônica entre Donald Trump e Vladimir Putin na véspera, assegurou o executivo americano.

Já o líder ucraniano disse que Kiev respeitaria a trégua de 30 dias sobre as infraestruturas energéticas anunciada na terça-feira por Trump e Putin se Moscou fizer o mesmo. “Se os russos não atacarem as nossas instalações, nós não atacaremos as deles”, declarou.

Washington indicou ainda que “o presidente Zelensky pediu sistemas de defesa antiaérea (…) e o presidente Trump concordou em trabalhar com ele para ver o que estava disponível, especialmente na Europa”, disse Karoline Leavitt. Ela acrescentou que “a troca de inteligência militar para a defesa da Ucrânia” vai “continuar”.

Rússia e Ucrânia se acusaram mutuamente nesta quarta-feira de não querer resolver a guerra depois de uma noite de ataques mútuos. Apesar disso, realizaram a troca de prisioneiros, uma das “maiores” desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022, segundo Zelensky.

Artigo Anterior

Senador bolsonarista diz que não se arrepende de sugerir enforcamento de Marina Silva

Próximo Artigo

Jandira Feghali assina representação contra senador que falou em “enforcar” Marina

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!