Na tarde desta sexta-feira, 23 de agosto, o céu em diversas cidades de São Paulo apresentou uma tonalidade amarela. Nas redes sociais, moradores da capital, de cidades da região metropolitana como Osasco, Santo André e Barueri, além de municípios do interior como Campinas, Ribeirão Preto, Mococa e São José dos Campos, registraram a paisagem diferente, onde é perceptível a presença de fuligem no ar, que também está dificultando a respiração.
A situação foi agravada por focos de incêndio registrados na vegetação ao longo da Rodovia Castello Branco (SP280), em Mairinque, no interior paulista. Segundo a Concessionária Viaoeste, houve incêndios no km 61 e no km 66 da rodovia. Por razões de segurança, a faixa da direita na altura do km 66 foi bloqueada, liberando apenas as faixas da esquerda e a central para o tráfego.
“Há um forte cheiro de fuligem e está difícil respirar”, relataram os moradores nas redes sociais, expressando a preocupação com a qualidade do ar. “O céu de SP está parecendo um apocalipse”, comparou outro usuário no X, antigo Twitter.
O nível de poeira nos céus d SP agora a tarde.
Tá difícil d respirar 😬 pic.twitter.com/f2qLhGClKo— Gustav Ramski (@Gustavramski_) August 23, 2024
No Circuito das Águas, região de Águas de Lindóia, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre, Serra Negra e Socorro uma densa nuvem de fumaça encobriu a região por volta das 15h, transformando o céu azul em um cenário completamente tomado por fumaça e poeira.
A situação é consequência das inúmeras queimadas que vêm ocorrendo em várias partes do Brasil, intensificando a presença de partículas tóxicas no ar. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a fumaça também é originária de queimadas na Amazônia, no Pantanal e em países vizinhos, espalhando-se por diversos estados brasileiros.
Esses incêndios, além de provocarem danos ambientais, têm efeitos diretos na saúde da população. Diante disso, especialistas recomendam o uso de máscaras N95, conhecidas por sua alta capacidade de filtragem, para proteger as vias respiratórias contra essas partículas tóxicas.
A previsão para o fim de semana, conforme o Inmet, é de que uma frente fria avance a partir do Sul do Brasil, trazendo chuvas e temporais. Esse sistema deverá passar pelo Paraguai, sul de Mato Grosso do Sul e atingir o estado de São Paulo, o que deve melhorar a qualidade do ar, aliviando, ao menos temporariamente, os efeitos das queimadas.
Veja a repercussão:
GENTE e o céu de sp parecendo um apocalipse mds pic.twitter.com/H8pLKOPAQj
— cowboy b!tch (@28Predo11) August 23, 2024
Tá ficando difícil respirar com tanto incêndio 😞😞😞 hoje o sol mudou de cor… pic.twitter.com/LrdSmULSX9
— Cris Fe @m💞r (@Cristin17986628) August 23, 2024
O céu em SP (23/08/24) pic.twitter.com/qo5aSFCRNC
— Douglas (@dougcecchetto) August 23, 2024
16h30min em São Paulo/SP, Brasil. Eis a coloração do céu. Foi muito bom conhecê-los. Até a próxima!! pic.twitter.com/0gEwHqa5Yh
— Leandro Sartori Molino – ApD (@AliancaDbr) August 23, 2024
Não existe mais céu azul em São Paulo isso aqui é NOJENTO pic.twitter.com/eaxmPw0il3
— Fepi 🐷🇵🇸 (@_fepi1914) August 23, 2024
Gente, cenário apocalíptico em São Paulo agora. Ar cheirando a cinzas de queimadas da Amazônia é céu com cor de terra batida 😷 pic.twitter.com/mBiB7SRFGH
— Als (@als_xmyyxni) August 23, 2024