‘Não vamos expulsar ninguém de Gaza’, afirma Trump

Nesta quarta-feira (12), Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou que “não vamos expulsar ninguém de Gaza”, durante conferência de imprensa realizada junto do primeiro-ministro da Irlanda.

A declaração foi resposta a uma jornalista da emissora Voice of America, que perguntou ao chefe de governo irlandês sobre “o plano do presidente de expulsar os palestinos de Gaza”. Destaca-se que a Irlanda reconheceu formalmente um Estado Palestino em maio de 2024, sendo que relações formais com a Autoridade Palestina foram estabelecidas em 2024.

A afirmação de Trump vai ao encontro do que ele havia dito anteriormente: no início de fevereiro, em conferência de imprensa com Benjamin Netaniahu, primeiro-ministro de “Israel”, Trump declarou intenção de os EUA assumir o controle da Faixa de Gaza, expulsando os palestinos no processo: “Os EUA assumirão a Faixa de Gaza… Vejo isso como uma posição de propriedade de longo prazo”, enfatizando que os EUA e Israel iriam “achatá-la” e que “1,8 milhão precisam sair”. Em ocasião diferente, o presidente dos EUA chegou a afirmar, contudo, que não colocaria tropas americanas da Palestina.

Desde então, o plano de limpeza étnica foi reiterado em várias oportunidades, seja por Trump, ou outra autoridades do governo. Contudo, recentemente, a administração Trump vem realizando negociações com o Hamas, separadamente de “Israel”, para que o partido palestino liberte prisoneiros norte-americanos que estão em Gaza.

As negociações com o Hamas estão sendo realizadas por Adam Boehler, enviado dos EUA, que recentemente declarou à emissora CNN que “eles [o Hamas] não têm chifres crescendo em suas cabeças; eles são, na verdade, caras como nós; eles são caras bem legais. Nós somos os Estados Unidos, não somos um agente de Israel. Temos interesses específicos em jogo”.

Artigo Anterior

Ditadura da Romênia cassa candidatura do favorito Georgescu

Próximo Artigo

Às ruas pelo fim da tutela militar

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!