Boato – Existem sequestros organizados pela máfia para tráfico de pessoas chamado sumidouro de aeroporto.

Análise

Volta e meia, “trends criminais” circulam pela internet. A que vamos falar hoje aponta para algo que estaria ocorrendo nos aeroportos mundo afora.

Nos últimos dias, vídeos em redes sociais começaram a circular com relatos sobre supostos sequestros em aeroportos envolvendo um esquema chamado sumidouro de aeroporto.

De acordo com essas mensagens, indivíduos seriam raptados nos banheiros de aeroportos de forma organizada por máfias ligadas ao tráfico humano, transporte de drogas e outros crimes. Este suposto modus operandi envolve ações quase cinematográficas, incluindo o uso de carrinhos de limpeza para capturar pessoas. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Sumidouro de pessoas nos aeroportos. Quando você for viajar tenha o máximo de cuidado! Principalmente quando for ao banheiro!!!

Versão 2: ATENÇÃO PESSOAS PREMIUMS QUE ESTÃO EM AEROPORTOS! DIZEM QUE NO SUMIDOURO DE BANHEIROS COLOCAM A PESSOA DENTRO DE CARINHOS DE LIMPEZA, E DEPOIS A PESSOA SOME COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ! TODO CUIDADO E POUCO….

Sumidouro de aeroporto, os úteis. Aeroporto é quando você viaja e não volta mais para casa, porque eles pegam no aeroporto. Máfias estão por trás disso, idiotas atrás de você lá no aeroporto, e você pode ser uma vítima. E aí, eles te vendem para alguma família ou te vendem para qualquer outra máfia. O transporte de drogas também. Você vira uma vítima do transporte de drogas, o que acontece muito. Então, tipo assim, “Sumidouro”: são pessoas que têm um voo para pegar no aeroporto e, chegando lá, eles conseguem te alcançar no aeroporto. Eles te dão um sonífero, colocam no carro e nunca mais você é achado.

Não, não tem novidade para você ficar chateado. É assim que dominam aeroportos. Lá fora, acontece, e cada vez mais. Cada vez mais, Sumidouro de aeroporto: mulheres, eles pegam para prostituição e tráfico humano em outros países. Casos de prostituição. Uma vez eu vi uma reportagem que falava para tomar cuidado com os banheiros de aeroportos, porque é lá que rolam esses sequestros. Também há muitas placas avisando: cuidado com o tráfico humano.

Checagem

Agora que analisamos o conteúdo alarmante, é hora de checarmos se ele é real. Vamos responder a algumas perguntas específicas sobre o assunto:  1) A tal tese do sumidouro de aeroporto é real? 2) Por que seria difícil que o tal sumidouro fosse uma prática organizada pelo crime mundial e não coibida? 3) O fato de haver alguns crimes no ambiente dos aeroportos justifica que seja algo organizado?

A tal tese do sumidouro de aeroporto é real?

Não, essa tese não tem qualquer embasamento real. Apesar de relatos de crimes individuais em aeroportos, como sequestros ou furtos, não existem casos documentados que indiquem uma rede global ou um esquema sistemático envolvendo sumidouros.

O ambiente dos aeroportos é altamente vigiado, com câmeras de segurança, policiamento e procedimentos rigorosos, o que torna praticamente inviável a realização de ações organizadas dessa magnitude sem deixar rastros. Vale apontar que os conteúdos só estão circulando em canais que buscam cliques com teorias da conspiração.

Por que seria difícil que o tal sumidouro fosse uma prática organizada pelo crime mundial e não coibida?

Os aeroportos seguem protocolos rígidos de segurança. Cada movimento dentro e fora das instalações é monitorado por forças de segurança locais e internacionais. Além disso, máfias internacionais não utilizam métodos tão expostos, como o descrito no boato, para realizar ações desse tipo, o que seria facilmente detectado pelas autoridades aeroportuárias. Qualquer esquema organizado dessa natureza já teria desencadeado investigações internacionais.

O fato de haver alguns crimes no ambiente dos aeroportos justifica que seja algo organizado?

Não. Embora crimes possam acontecer, eles não indicam necessariamente a existência de uma máfia global. Casos como este reportado em Toronto ou este caso na Tailândia são isolados e tratados como incidentes específicos. Relatos de tráfico humano são investigados pontualmente e as autoridades não confirmam qualquer estrutura massiva por trás deles.

É importante citar que o caso do brasileiro em Paris não se encaixa no que é apontado como sumidouro de aeroporto. O caso ainda está sendo investigado por autoridades, mas o crime ocorreu fora do aeroporto.

Conclusão

O conteúdo divulgado sobre sequestros em sumidouros de aeroportos é sensacionalista e não possui provas. Apesar da existência de crimes isolados em aeroportos, o que foi relatado não encontra base factual, e sim espalha pânico infundado.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 11/01/2025