Controvérsia – O jovem que discursou sobre Lula, urnas eletrônicas, política e o Brasil é um gênio com super crânio e inteligência rara.

Análise

Um vídeo está circulando na internet, mostrando um rapaz falando sobre Lula, urnas eletrônicas, política no Brasil e outras coisas.

No vídeo, ele fala (ironicamente) que as urnas foram fraudadas porque Lula deveria ter ganho no primeiro turno. Depois, diz que é inocência dizer que acredita na fraude das urnas. Por fim, ele diz que é factível que Lula seja eleito porque há diversos absurdos no Brasil.

Ele cita que a MC Pipokinha é tratada como deusa, que bandido sai primeiro do que policial em audiência de custódia, que há pessoas que roubam caminhão quando tomba e que, no fim, o brasileiro é “mulher de malandro”.

Junto ao vídeo, há mensagens que apontam que o rapaz seria um gênio com um “super crânio” e uma inteligência rara.

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) Quem é a pessoa apresentada como gênio no vídeo e em que ocasião o vídeo foi filmado? 2) O garoto que está no vídeo é um gênio super crânio com inteligência rara? 3) O que o rapaz diz está correto?

Quem é a pessoa apresentada como gênio no vídeo e em que ocasião o vídeo foi filmado?

Descobrimos que o rapaz é Benjamin Pontes, um membro do Movimento Brasil Livre e assessor parlamentar.

O garoto que está no vídeo é um gênio super crânio com inteligência rara?

Antes de tudo, precisaríamos conceituar o que é um “gênio super crânio” com “inteligência rara”. Se estivermos falando de alguém articulado, inteligência e com estudo, é possível que o rapaz seja (apesar do discurso dele nada mais repetir um mantra que também é falado por muitos “jênios”).

Porém, não há nenhum indício de que o rapaz seja um gênio ou um superdotado. Não consta nenhum tipo de curso em universidade “top” ou mesmo algo na trajetória que mostrasse que ele seria diferenciado.

O que o rapaz diz está correto?

Um ponto está certo. De fato, não consta qualquer tipo de prova de que as urnas eletrônicas tenham sido fraudadas (ou mesmo indícios). Por outro lado, o discurso sobre “coisas que acontecem no Brasil” é, no mínimo, questionável.

Conclusão

Boato sem comprovação

Não há nenhuma comprovação de que o garoto do vídeo que fala sobre Lula e política seja um “gênio” ou tenha uma inteligência fora do comum. O discurso não aponta para isso. O currículo dele também. No nosso conceito, entra como boato sem comprovação.

Categorizado em:

Anti Fake News,

Última Atualização: 01/07/2024