Boato – Luiz Gonzaga compôs “Xote dos Cabeludos” após Roberto Carlos menosprezar o Rei do Baião
Análise
O São João já começou e está arrastando uma legião de fãs e curiosos para uma das principais festividades do Nordeste brasileiro. E quando falamos em São João, é impossível não falar em Luiz Gonzaga e sua música, que todos os anos fazem sucesso nessa festividade.
Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o rei do Baião escreveu a música “Xote dos Cabeludos” em resposta ao rei Roberto Carlos. Segundo a história, isso teria acontecido após Roberto Carlos ofender e menosprezar o trabalho de Luiz Gonzaga. Confira:
Versão 1: “Nos anos 60 Roberto Carlos ficou sabendo que no Nordeste do Brasil havia um camarada chamado Luiz Gonzaga, que era intitulado de o Rei do Baião. Roberto Carlos disse que duvidava, pois estava mais para vaqueiro do que para cantor. Chamou de nordestino ridículo e ultrapassado. Diante das agressões de Roberto Carlos, Luiz Gonzaga compôs uma música como resposta, se chama O Xote dos Cabeludos”. Versão 2: “Vejam essa curiosidade. Em 1967, Roberto Carlos, no Programa “Jovem Guarda”, disse que Luiz Gonzaga estava ultrapassado e era um “Quadradão”. Ouçam a resposta do Rei do Baião”.
Checagem
A partir daí, decidimos investigar um pouco mais essa história e agora vamos te contar todos os motivos para não acreditar nela: 1) Qual é a música do Luiz Gonzaga em questão? 2) A música Xote dos Cabeludos foi uma resposta a Roberto Carlos? 3) Houve alguma briga entre Roberto Carlos e Luiz Gonzaga?
Qual é a música do Luiz Gonzaga em questão?
A canção citada pela história é o “Xote dos Cabeludos”. A música foi escrita por José Clementino e pelo próprio Luiz Gonzaga, em 1967.
A música Xote dos Cabeludos foi uma resposta a Roberto Carlos?
Não existe nenhum indício sobre isso. Pelo contrário, estudiosos e pesquisadores apontam que essa história, na realidade, é uma fake news.
Segundo os pesquisadores, em 1965, Luiz Gonzaga conheceu José Clementino, um funcionário dos Correios e desconhecido compositor. Clementino apresentou algumas de suas composições a ao Rei do Baião que, prontamente, encomendou uma nova música para José Clementino. Luiz Gonzaga pediu para que Clementino escrevesse uma canção falando sobre a nova moda dos homens, que usavam cabelo comprido, calça boca de sino e acinturadas, pulseiras e medalhões.
Houve alguma briga entre Roberto Carlos e Luiz Gonzaga?
Não existe nada que prove essa teoria. Os pesquisadores afirmam que Luiz Gonzaga chegou a culpar a Jovem Guarda pelo declínio do forró e de sua música. Porém, não existe nenhuma prova ou relato público de que Roberto Carlos tenha ofendido Luiz Gonzaga. Dessa forma, não existiriam motivos para uma briga ou ataque pessoal. Ao que tudo indica, essa história não passa de uma lenda urbana.
Conclusão
Boato sem comprovação
A canção “Xote dos Cabeludos” não foi uma resposta a Roberto Carlos. Para começo de conversa, não existem provas ou indícios de que eles tenham brigado ou até mesmo que Roberto Carlos alfinetou Luiz Gonzaga. Tudo isso não passa de teoria da conspiração. Na realidade, a música “Xote dos Cabeludos” foi escrita pelo compositor José Clementino, após Luiz Gonzaga encomendar uma canção que falava sobre a nova moda entre os homens, que usavam cabelo comprido e calça boca de sino. Não existe nada que indique que a canção seja um ataque pessoal a Roberto Carlos.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [[email protected]](mailto:[email protected]) e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).